Quais as 10 principais causas de pontadas no coração em jovens?

POR #PARTIUSAÚDE - 5 MINUTOS DE LEITURA

As pontadas no coração em jovens não são tão incomuns. Além da dor e do desconforto imediato, esse quadro gera grande preocupação, pois há um temor de que aquilo seja um princípio de infarto.

Mas, na maioria das vezes, o problema é mais simples. Porém, isso não quer dizer que ele deve ser ignorado.

Neste texto, vamos abordar as principais causas desse sintoma e o que pode ser feito quando enfrentamos o problema.

Quais são os tipos de pontadas no coração?

As pontadas no coração em jovens podem ser de vários tipos. Embora, na maioria das vezes, não represente um problema tão sério, é importante ficar atento à evolução dos sintomas e procurar ajuda médica para investigar as causas.

O problema pode aparecer realmente como uma pontada, mas também pode ser um desconforto, uma dor ou uma fisgada.

Geralmente, os pacientes vão descrever o sintoma de formas diferentes.

Quais as causas de pontadas no coração em jovens?

Muitas pessoas se assustam diante de uma pontada no coração, imaginando que se trata de um problema grave, como o início de um infarto.

Mas, em grande parte das vezes, o sintoma não está associado a problemas vasculares. Para entender melhor o problema, trouxemos uma lista com as causas mais comuns.

1) Ansiedade

Segundo dados da OMS, 9,3% dos brasileiros sofrem de Ansiedade. Essa doença afeta o corpo e a mente de diversas maneiras.

Um desses efeitos é uma grande tensão muscular, que pode comprimir as costelas e aumentar o ritmo cardíaco, causando no paciente uma sensação de pontada.

2) Estresse

O estresse é outra doença que atinge uma boa parcela da população brasileira. Sendo assim, durante as crises, também há uma grande tensão muscular que pode resultar em uma sensação de aperto e pontadas no coração.

3) Dor muscular

Pontadas no coração em jovens também podem estar relacionadas a dores musculares, que podem surgir após uma longa jornada de exercícios físicos, como musculação, corridas e caminhadas.

Os músculos cansados podem produzir uma sensação de fisgada no peito, que geralmente passa após um bom alongamento.

4) Úlcera

A úlcera é um tipo de inflamação nas paredes do estômago. Pessoas com essa condição, podem sentir dores após as refeições.

Em alguns casos as dores se estendem, chegando até o peito.

5) Inflamação na vesícula

A vesícula está localizada do lado direito do estômago. Então, quando ela está inflamada, costuma haver dor na região e que pode se espalhar e chegar até o peito.

6) Problemas pulmonares

Bronquite e outros problemas pulmonares também são causadores de pontadas no coração em jovens. Pois, como os pulmões estão localizados na caixa torácica, qualquer sintoma que se apresente neles pode ter sua origem confundida como se viesse do coração.

7) Excesso de gases

É muito comum que pessoas com excesso de gases sintam pontadas no peito.

Apesar da preocupação que isso gera no início, já que o sintoma pode ser doloroso, o quadro melhora quando os gases são eliminados.

8) Miocardite

Agora chegamos a problemas mais sérios, que realmente estão associados ao coração. A miocardite é um tipo de inflamação do músculo cardíaco, causada por vírus

Além de ser uma das causas de pontadas no coração em jovens, a doença traz outros sintomas, como inchaço nas pernas, cansaço, tontura e falta de ar.

Caso não seja tratada, a enfermidade pode evoluir para arritmia e insuficiência cardíaca. Mas, há grandes chances de cura quando o problema é descoberto no início.

9) Arritmia cardíaca

Esse problema é caracterizado por batimentos  cardíacos em ritmos anormais, podendo ser mais rápido ou mais lento.

Além da sensação de pontada, a doença traz sintomas como tontura, perda de consciência com rápida recuperação, falta de ar e cansaço.

Quando não é feito o acompanhamento adequado, a enfermidade pode levar a uma parada cardíaca e até mesmo a uma morte súbita.

10) Infarto

Essa é a maior preocupação das pessoas que sofrem com pontadas no coração. Pois, esse sintoma pode ser um sinal de infarto em alguns casos.

A dor do infarto acontece do lado esquerdo do peito e costuma durar por mais de 20 minutos, além de ser acompanhada por outros sintomas:

  • Formigamento no braço esquerdo
  • Palidez
  • Suor frio
  • Dor nas costas
  • Mal-estar
  • Tosse seca
  • Enjoos

Segundo o Center for Disease Control and Prevention, a pressão alta, o colesterol alto e o fumo estão entre os maiores fatores de risco para um infarto.

Pontada no coração é grave?

Como pudemos observar, na maioria dos casos, a pontada não está associada a uma doença grave ou que ofereça riscos imediatos para o paciente.

Contudo, o sintoma não deve ser ignorado, já que sempre apresenta algum problema em sua raiz. Assim, é importante investigar a causa e tratá-la.

O que é um pré-infarto?

O pré-infarto é um período que antecede o infarto e no qual o corpo começa a dar diversos sinais.

Esse conhecimento é importante para que as pessoas diante dessa condição possam suspeitar do problema e procurar ajuda médica. 

Os sintomas podem ter início até 30 dias antes do infarto em si. Os mais comuns são:

  • Sonolência
  • Fadiga
  • Falta de ar
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Suor frio

Quando as pontadas no coração em jovens se tornam motivos de preocupação?

A pontada no coração em jovens deve ser motivo de maior preocupação quando é acompanhada de outros sintomas que indicam problemas mais sérios, como miocardite, arritmia e infarto.

Há algum tempo, o infarto ocorria com muito mais frequência em pessoas acima dos 45 anos.

Mas, com o aumento do sedentarismo entre as pessoas mais jovens e a má alimentação, além dos casos de estresse e ansiedade, há maiores chances de o problema ocorrer em faixas etárias menores.

O que fazer ao sentir uma pontada no coração?

Médico consultando jovem com pontadas no coração

Em grande parte dos casos, a pontada no coração em jovens vai passar em alguns minutos. Mas, como não é possível identificar sozinho o que causou o sintoma, é sempre recomendável procurar um médico.

Assim, é possível tratar o problema pela raiz e evitar possíveis complicações. O melhor remédio para problemas cardiovasculares mais sérios é a prevenção.

Isso deve ser feito adotando um estilo de vida saudável, que começa com atitudes como: não fumar, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada, controlar os níveis de colesterol e visitar o médico regularmente.

Outros conteúdos interessantes