O que trata o endocrinologista e quando procurar um?

POR #PARTIUSAÚDE - 6 MINUTOS DE LEITURA

Com tantas especialidades médicas disponíveis, sempre podemos encontrar um profissional adequado para nos ajudar com cada tipo de problema. Mas, antes de agendar uma consulta é preciso saber o que cada médico pode fazer por você.

Por exemplo, você sabe do que trata o endocrinologista?

Esta especialidade não é conhecida por todos, embora seja de suma importância para a nossa saúde.

Por isso, ao finalizar este texto, você saberá exatamente com quais enfermidades o endocrinologista pode te ajudar, assim como o momento certo de procurar o profissional e como escolher a melhor opção.

O que trata o endocrinologista?

Indo direto ao ponto, podemos dizer que o endocrinologista trata as doenças relacionadas a problemas nas glândulas endócrinas.

Talvez esta definição não tenha ajudado muito, mas vou explicar melhor.

As glândulas endócrinas são fundamentais em nosso organismo, pois liberam no sangue várias substâncias que são chamadas de hormônios. A tireoide, por exemplo, é uma das glândulas mais conhecidas do sistema endócrino.

Então, quando tudo está em harmonia, os hormônios regulam perfeitamente diversas funções do nosso corpo, como o crescimento, a vida sexual, nossas reações em uma emergência e muito mais. 

O problema surge quando uma dessas glândulas ou até várias, por algum motivo, começam a liberar níveis não adequados de hormônios, causando desequilíbrios em nossas funções e podendo resultar em doenças graves.

Então, é neste cenário que entra o endocrinologista, um profissional que irá investigar o mau funcionamento das glândulas endócrinas buscando formas de fazer com que os hormônios voltem ao equilíbrio. 

E como estas substâncias afetam o corpo inteiro, a atuação do endocrinologista é muito ampla, pois ele irá tratar diversas enfermidades relacionadas ao desequilíbrio hormonal.

Quando devo procurar um endocrinologista?

Agora já temos uma ideia melhor sobre o que trata o endocrinologista. Mas, antes de decidir se é hora de marcar uma consulta, precisamos entender quais são os principais sintomas do desequilíbrio hormonal. Por isso, separamos 5 situações que podem indicar a necessidade de buscar por um profissional da área:

1) Alterações severas no peso sem justificativa

É natural ganhar peso quando começamos a comer demais. Da mesma forma, aqueles que melhoram seus hábitos alimentares e começam a praticar exercícios devem emagrecer.

Mas, se você sente que está ganhando ou perdendo peso muito rápido e não introduziu grandes alterações alimentares, pode ser um sinal de que alguns hormônios estão em desequilíbrio. Por isso, fique atento.

2) Alterações da menstruação

O funcionamento adequado do ciclo menstrual depende do equilíbrio de vários hormônios. Então, as mulheres que notam mudanças em seus ciclos ou até mesmo a interrupção da menstruação, devem procurar um endocrinologista para fazer uma avaliação.

3) Sede excessiva e diurese

Homem com barba bebendo água

Estes são sinais que muitas pessoas ignoram, mas que podem representar algum problema. Pois, o ideal é que você consiga dormir por várias horas sem interrupções. Então não é comum que alguém precise levantar-se várias vezes durante a noite para ir ao banheiro.

E se você tem muita sede mesmo estando em repouso e sempre fica com a boca seca, é um segundo sintoma que pode indicar alteração nos níveis de glicemia, frequentemente associada à diabetes.

4) Mulheres com pelos em excesso

Todos os seres humanos produzem pelos em várias regiões do corpo, então isso é absolutamente normal. Mas, por uma questão hormonal, os homens tendem a ter pelos mais grossos e em maior quantidade nos braços e pernas, por exemplo.

Então, se uma mulher observar um crescimento excessivo de pelos onde eles não são tão comuns, talvez seja o momento de dar uma olhada na sua situação hormonal.

5) Fragilidade óssea

Os hormônios controlam quase tudo em nosso corpo, inclusive nossa força muscular e rigidez óssea. Por isso, outro sintoma que indica a necessidade de visitar o endocrinologista é a fragilidade óssea, que pode ser identificada por fraturas que ocorrem durante pequenos acidentes, como uma queda leve.

Então, se você quebrou algum osso em uma situação onde isso provavelmente não deveria acontecer, é preciso identificar as causas dessa fragilidade.

6) Problemas de crescimento

Os hormônios estão intimamente ligados ao crescimento de uma criança. E, nesta fase de desenvolvimento, os responsáveis devem ficar muito atentos. Por isso, se suspeitar que a criança está crescendo rápido demais ou muito lentamente, o endocrinologista pode ajudar.

7) Menopausa e Andropausa

Aqui temos situações que não representam doenças, mas que são naturais para mulheres e homens em determinado período da vida. Contudo, esta fase de transição pode gerar vários desconfortos, e o endocrinologista pode ajudar a diminuir os sintomas através da reposição hormonal.

Como escolher o melhor profissional para o meu caso?

Agora você já sabe o que trata um endocrinologista e quais são os principais casos em que deve procurá-lo. Mas, algo que não podemos ignorar é a necessidade de escolher um profissional adequado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas que ajudarão você a encontrar o melhor endocrinologista:

  • Se buscar atendimento em uma clínica com várias especialidades, procure por uma que seja bem conceituada, com boas avaliações dos clientes, pois há melhores chances de encontrar ótimos profissionais.
  • Um tratamento com o endocrinologista provavelmente envolverá várias consultas. Então, logo no primeiro encontro, veja se a paciência é uma das virtudes do profissional. Pois, a investigação dos problemas nesta especialidade exige esta característica.
  • Provavelmente você deve conhecer pessoas que já se consultaram com este especialista, então pergunte se elas tiveram uma boa experiência e, em caso positivo, procure o mesmo profissional.

Mas, no geral, escolher um bom endocrinologista é uma questão muito pessoal, pois cada um sentirá mais afinidade com algum tipo de profissional.

7 doenças nas quais o endocrinologista pode te ajudar

Para finalizar nosso texto, é hora de enumerar algumas doenças que o endocrinologista pode tratar. Pois, sabemos que ele irá ajudar com os desequilíbrios hormonais, mas a quantidade de enfermidades causadas por essa situação é muito ampla, o que aumenta sua área de atuação.

Então, veja quais são as 7 doenças mais comuns:

  1. Diabetes
  2. Obesidade
  3. Osteoporose
  4. Alterações do colesterol
  5. Disfunção erétil
  6. Síndrome do ovário policístico
  7. Hipotricose ou hirsutismo

Estes são apenas alguns casos mais comuns em que o endocrinologista pode ajudar. Mas, evite tirar conclusões precipitadas. Sempre que sentir algum sintoma, a maneira mais eficaz de descobrir os motivos e iniciar o tratamento é consultando um médico.

E se você conhece alguém para quem este texto será útil, não deixe de compartilhar.

Outros conteúdos interessantes