Entenda o que é o Dezembro Vermelho e a sua importância

POR #PARTIUSAÚDE - 4 MINUTOS DE LEITURA

O Dezembro Vermelho se trata de uma campanha cuja criação ocorreu através da Lei de n° 13.504/2017. Com isso, o objetivo do Dezembro Vermelho é mobilizar a sociedade brasileiro no que se refere à luta contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Embora todas as infecções tenham o seu espaço nessa campanha, o foco do Dezembro Vermelho é o vírus do HIV, a Aids. Nesse sentido, a campanha consiste em ações que incentivam a prevenção e proteção dos direitos dos infectados com esse vírus.

A campanha envolve diversas atividades que possam interagir com o tema de enfrentamento ao Aids, HIV e infecções afins e isso ocorre em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a administração pública e organismos internacionais.

No geral, a campanha costuma promover eventos, veiculação de campanhas nas mídias, palestras, atividades educativas e iluminação com luzes da cor vermelha.

Após essa contextualização geral, entenda melhor sobre o tema com alguns dos pontos mais relevantes trazidos abaixo.

O que é a AIDS?

É possível definir a Aids como uma doença que é causada devido à infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana, do tipo retrovírus. Sendo assim, esse vírus é capaz de atacar o nosso sistema imunológico, responsável pela defesa de doenças no organismo. Isto é, o HIV se refere ao vírus e a Aids, à doença.

Inclusive, as células que são atingidas com frequência são os linfócitos T CD4 +. Após esse ataque, o vírus altera o DNA da célula e produz cópias de si. Com essa multiplicação, os linfócitos são rompidos a fim de continuar essa infecção.

Como ocorre a transmissão da Aids?

Os pacientes chamados de soropositivos, ou seja, que possuem ou não a Aids, são capazes de transmitir o vírus HIV a outras pessoas. Isso ocorre através de relações sexuais sem a proteção de preservativos íntimos.

Outra forma de transmissão é por meio de seringas que já estão contaminadas. Por fim, a última hipótese envolve a mãe e o filho ao longo do período de gestação e amamentação.

Porém, com as medidas de prevenção adequadas, a transmissão é evitada. Essa é a importância de realizar os testes, sendo um dos objetivos do Dezembro Vermelho.

A Aids tem tratamento?

Teste de HIV no Dezembro Vermelho

Qualquer pessoa que tenha o diagnóstico positivo para o HIV tem o direito ao tratamento. No nosso sistema público de saúde, é possível encontrar medicamentos antirretrovirais.

Com isso, de forma imediata, o sistema imunológico não é bastante prejudicado. Esses medicamentos são mais conhecidos pelo nome de “Coquetel”, e são os responsáveis por impedir a multiplicação das células. Isso evita a diminuição da imunidade e, consequentemente, a aparição da Aids.

Todos têm direito à saúde, sendo uma de nossas garantias constitucionais. Portanto, por mais que os recursos sejam limitados, se você deseja iniciar o tratamento contra a Aids, procure uma unidade básica de saúde.

O que são as infecções sexualmente transmissíveis?

Há um certo tempo, a nomenclatura utilizada era de DST, ou seja, doenças sexualmente transmissíveis. No entanto, essa utilização não era adequada, tendo em vista a notória diferença entre doenças e infecções.

De um lado, temos as doenças, que possuem sinais e sintomas visíveis no organismo. Por outro lado, as infecções são assintomáticas na maioria das vezes, logo, não conseguimos visualizar os sintomas de forma explícita.

Sendo assim, hoje utilizamos a terminologia de IST, no que se refere às infecções causadas por bactérias, vírus e demais microorganismos. A transmissão das ISTs ocorre, geralmente, através das relações sexuais desprotegidas com alguém que esteja infectado.

De forma recorrente, as ISTs estão sendo transmitidas por outros meios, tais como o contato com pele com secreções ou mucosas. Outra forma de transmissão é, novamente, através da mãe infectada para o filho.

Por essa razão, é de suma importância que os testes para detectar esse vírus estejam em dia. O objetivo do dezembro vermelho é justamente melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja por meio da prevenção ou do tratamento.

Lembre-se de que o tratamento dessas infecções é gratuito e pode ser encontrado em qualquer serviço de saúde especializado e credenciado ao SUS.

Quais são as principais ISTs?

É interessante trazer os principais exemplos de IST, a fim de estar atento aos possíveis sinais e formas de transmissão. Dentre eles, cita-se a herpes genital, tricomoníase, sífilis, infecção por HTLV, cancróide e gonorreia.

Outros exemplos são a HPV, DIP (Doença Inflamatória Pélvica), Donovanose e Linfogranuloma venéreo (LGV).

Como se prevenir das ISTs?

Dezembro Vermelho promove a proteção contra as DSTs

Para se prevenir das ISTs, opte sempre pelo uso de preservativos femininos ou masculinos em todas as relações sexuais. Esse uso deve ser feito em relações heterossexuais e homossexuais, em qualquer tipo de relação, seja sela oral, vaginal ou anal.

Um cuidado importante para quem utiliza itens sexuais, pois o compartilhamento pode ser perigoso, e deve incluir o preservativo. Esse método evita a transmissão de hepatites virais B e C, o HIV/Aids e as ISTs no geral.

Outros conteúdos interessantes