Entenda com quantos anos pode fazer academia e qual a atividade adequada para cada faixa etária

POR RICARDO SAVÉRIO - 6 MINUTOS DE LEITURA

Os benefícios das atividades físicas são largamente conhecidos, seja qual for a faixa etária. Nesse sentido, o hábito deve ser incentivado desde muito cedo, a fim de evitar problemas de saúde relacionados ao sedentarismo.

Entretanto, uma dúvida permeia pais, mães e educadores físicos: com quantos anos pode começar a fazer academia?

As atividades físicas, sem dúvidas, trazem benefícios importantes para a criança e adolescente. A prática regular contribui, por exemplo, com o desenvolvimento corporal, flexibilidade, concentração e controle do peso. O recomendável é exercitar-se por, pelo menos, 60 minutos diários. 

De fato, não há um limite mínimo para o início de atividades físicas em uma academia. O cuidado, entretanto, está nos exercícios adequados para cada faixa etária. Tais precauções se referem a fatores, como frequência, intensidade e tempo do exercício. 

Com quantos anos pode fazer academia? 

A princípio, não existe, exatamente, uma idade mínima para começar a fazer academia. Aliás, a prática deve ser incentivada em todas as idades, principalmente por atividades que estimulem seu desenvolvimento. Deste modo, a criança é estimulada a adotar um estilo de vida mais saudável até a fase adulta. 

Como mencionado acima, o ideal é que a criança ou adolescente exercite-se por, pelo menos, uma hora diária. Nesse ínterim, podem ser aplicadas atividades desde moderadas até aquelas consideradas mais intensas. 

O que fazer na academia em cada faixa etária? 

Crianças fazendo exercícios na academia

Uma das principais dúvidas sobre com quantos anos pode começar a fazer academia está no desejo de fazer musculação. Ou seja, uma criança de seis anos, por exemplo, pode executar exercícios de força e resistência?

Sim, desde que tudo seja supervisionado e recomendado por profissionais. 

A seguir, dividimos as atividades físicas recomendadas para cada faixa etária, segundo recomendações do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).  

0 a 2 anos 

Ainda que, ao se perguntar com quantos anos pode fazer academia, não nos lembremos com tanta frequência, há atividades adequadas para bebês.

É cada vez mais frequente, por exemplo, vê-los na natação. Aqueles que ainda não se arrastam ou engatinham podem, ainda, desenvolver ações que os estimulem a mover corpinho, cabecinha e ombrinhos. 

Por outro lado, bebês maiores, que já engatinham ou até andam, começam a rolar, saltar, correr e pular. O ideal é distribuir essas atividades ao longo de 180 minutos durante o dia.    

3 a 5 anos

Em primeiro lugar, crianças de 3 a 5 anos precisam ser ativas durante todo o dia, com a finalidade de promover o crescimento e desenvolvimento. Por isso, devem ser aplicadas atividades físicas agradáveis que as encorajem a ser mais ativas. E quais as práticas indicadas para esta faixa etária? 

  • Natação
  • Artes marciais 
  • Escalada
  • Andar de bicicleta
  • Jogos com ou sem bola 

Como se vê, são atividades mais lúdicas focadas no equilíbrio, disciplina, coordenação motora e aumento da força óssea e muscular.

Por outro lado, não é interessante direcionar a criança para exercícios apenas de musculação. Isso inclui barras, halteres ou stiff convencional, por exemplo.  

6 a 17 anos

Nessa fase os exercícios começam a mudar.

São permitidos 60 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada a vigorosa diariamente. Aqui, pelo menos três dias na semana, é preciso incluir:

  • Atividades vigorosas, como corrida ou futebol, para estimular os batimentos cardíacos e a circulação.
  • Exercícios que fortaleçam os músculos, como escalada ou flexões, para exercitar a flexibilidade.
  • Práticas que fortaleçam os ossos, como ginástica ou pular corda. 
  • Práticas comunitárias para favorecer a convivência com outros jovens.

Todavia, vale modificar, gradualmente, as atividades conforme a idade da criança. Até os dez anos, o ideal é seguir com natação, artes marciais, pedalar ou escalada, além de não ficar restrito à musculação. 

Importante ressaltar que os meninos passam pela fase do estirão dos 15 aos 16 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a musculação não deve ser feita sem supervisão profissional. 

Da mesma forma, meninas que ainda não tiveram a primeira menstruação devem evitá-la, uma vez que atividades de intensidade moderada ou vigorosa podem influenciar tanto a liberação quanto a circulação do hormônio do crescimento.   

O adolescente passou dessa faixa etária e se pergunta com quantos anos pode começar a fazer academia? Bom, a partir daí, atividades de musculação podem ser inseridas, mas sempre na companhia de um profissional. 

As séries são menos intensas, assim como aplicada carga menor, com aumento gradativo, sobretudo com sessões de até 50 minutos. O mais acertado é que sejam executadas séries de oito a 15 repetições e o foco no aperfeiçoamento. 

Em suma, a caminhada, corrida e demais atividades aeróbicas devem ocupar a maior parte daqueles 60 minutos diários. Apenas três dias da semana são dedicados aos exercícios de intensidade vigorosa, como fortalecimento muscular e ósseo.  

18 a 64 anos

Na fase adulta a tendência é manter o hábito regular.

Na organização do cronograma, estipular ao menos 150 minutos por semana de atividade de intensidade moderada, como caminhada rápida.

Ademais, dedicar dois dias por semana àquelas que fortaleçam os músculos.

A partir dos 65 anos 

Na fase sênior, a recomendação é praticar atividades de intensidade moderada, por exemplo, caminhada rápida, pelo menos 150 minutos por semana. Na frequência de duas vezes semanais, separar para musculação. Ademais, iniciar os exercícios de equilíbrio.  

Condições específicas 

Ainda de acordo com a CDC, pessoas com deficiência ou condições crônicas podem se dedicar a atividades aeróbicas de intensidade moderada. A dica é separar, por exemplo, cinco dias da semana e, neles, exercitar-se por 30 minutos. 

Porém, atividades de fortalecimento muscular, preferencialmente aquelas que trabalhem os principais grupos, não podem ser excluídas.  A frequência ideal é de dois dias na semana.

Entretanto, se não dá para seguir as recomendações, adapta-se às suas condições para evitar o sedentarismo. 

Às gestantes e puérperas, valem os mesmos 150 minutos semanais, na mesma divisão acima, também de atividade aeróbica de intensidade moderada.

Que tal fazer aquela caminhada rápida no parque?

Quem não pode fazer academia?

Além de saber com quantos anos pode começar a fazer academia, é indispensável conhecer condições limitantes para tal.

Em primeiro lugar, entender as limitações da criança, bem como equilibrar as atividades físicas com o tempo de estudo. Por isso, é importante marcar uma consulta no pediatra para prestar as devidas orientações. 

Em segundo lugar, pensar em situações nas quais é contraindicado frequentar a academia, a saber:

  • Cardiopatias, como insuficiência cardíaca e hipertensão
  • Pré-eclâmpsia
  • Período logo após maratonas
  • Gripes e resfriados
  • Pós-cirurgias

De toda forma, é importante cuidar da alimentação, oferecendo sempre uma dieta balanceada e até mesmo recorrer a pré-treinos.

Nesse sentido, a criança e o adolescente deve ingerir os nutrientes necessários para garantir seu desenvolvimento integral, tanto físico quanto mental. Durante os exercícios, cuide para haver o consumo de água para evitar desidratação. 

Como tirar proveito da academia em família? 

Família unida fazendo exercícios na academia

Sabe uma forma de incentivar a criança a saber com quantos anos pode começar a fazer academia?

Optando pela prática de exercícios em família!

Além da sinergia, há o fortalecimento da relação familiar e maior facilidade de inserir a rotina como um estilo de vida. Veja dicas de como tirar proveito da academia em família: 

  • Motivação em conjunto, pois todos farão companhia um para o outro, a começar pelo trajeto
  • Ajuda mútua no treino
  • Adoção de uma dieta balanceada  por todos os membros familiares
  • Possibilidade de negociar plano familiar junto a academia

Em síntese, não existe uma idade limitadora para começar a fazer academia. Entretanto, qualquer prática deve ser supervisionada, além de se adequar a cada faixa etária.

A ideia é iniciar a criança desde cedo nas atividades físicas para que elas sejam regulares ao longo da vida adulta.

 Ricardo Savério

Ricardo Savério

CREF 011298-G/PR
Personal Trainer

Personal trainer desde 2005, graduado pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e especialista em Treinamento Desportivo. Criador de programas focados em recuperação muscular, qualidade de vida e treinamento específico ao esporte. Pai dedicado de dois meninos, acredita que a atividade física é a única chance de um estilo de vida mais saudável e sem dor, da iniciação ao rendimento.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes