Como fazer fisioterapia para paralisia facial da forma correta?

POR ADRIANA DORIGÃO - 4 MINUTOS DE LEITURA

A fisioterapia para paralisia facial é indispensável para a total recuperação do paciente. Pois, esse quadro é caracterizado por uma lesão ou inflamação no nervo facial que resulta na perda de movimentos da musculatura do rosto, geralmente atingindo apenas um dos lados. Sendo assim, é importante que esses músculos sejam exercitados da maneira correta.

Mas, apesar de ser possível a total recuperação dessa condição, o tratamento exige alguns cuidados para que não haja o risco de agravar o quadro e até mesmo gerar sequelas.

Neste artigo, abordamos os principais pontos da fisioterapia para paralisia facial, incluindo alguns exercícios úteis e também os principais erros que os pacientes cometem.

Qual é o melhor tratamento para paralisia facial?

O primeiro passo para o correto tratamento da paralisia facial é procurar atendimento especializado. Apenas um profissional capacitado será capaz de decidir a melhor abordagem para enfrentar o problema.

Pois,  cada paciente será avaliado de forma individual, já que essa paralisia pode resultar de diferentes fatores e afetar as pessoas de formas distintas. Mas, de forma geral, o tratamento é constituído de três pilares:

  • Medicamentos
  • Vitamina B
  • Fisioterapia
Benefícios da vitamina B na recuperação de paralisia facial

Quantas sessões de fisioterapia para paralisia facial são necessárias?

A quantidade de sessões que o paciente precisa fazer vai variar de acordo com o caso. Pessoas que tiveram a musculatura afetada de forma mais severa podem precisar de mais sessões, enquanto outros pacientes se recuperam de forma mais acelerada.

Depois que o profissional faz a avaliação do paciente, geralmente são prescritas de duas a três sessões por semana, mas o número total vai depender da evolução da pessoa.

Nas sessões, a fisioterapeuta orienta o paciente sobre os exercícios que devem ser feitos. Alguns são executados com a intervenção direta da profissional, e outros o próprio paciente executa sozinho após ser corretamente instruído.

Durante o atendimento, a pessoa permanece deitada para que a gravidade interfira menos nos exercícios.

Como fazer massagem para quem tem paralisia facial?

Pacientes com paralisia facial não devem fazer massagens.

Esse é um erro muito comum e que precisa ser evitado, principalmente quando não há orientação profissional.

Pois, em uma busca rápida na internet é fácil encontrar vídeos e diversos textos ensinando técnicas de massagem para quem está enfrentando o problema. Contudo, cada caso de paralisia facial sofre abordagens distintas e pode receber orientações diferentes de fisioterapia, sendo necessário fazer os movimentos corretos para obter um bom resultado.

Quais são os exercícios de fisioterapia para paralisia facial?

Durante as sessões de fisioterapia para paralisia facial, a fisioterapeuta vai recomendar alguns exercícios que podem ser feitos em casa e que contribuem para o processo de recuperação do paciente.

Mas, se você ainda não recebeu uma orientação de um profissional, não tente fazer qualquer exercício, pois intervenções inadequadas podem agravar o quadro.

Dito isso, vamos à série de exercícios que é geralmente recomendada.

Para começar, é importante entender que você vai movimentar o rosto por partes, mas para que o lado “bom” não sofra com hipertrofia, o paciente deve usar a mão para manter firme a parte que não deve ser exercitada.

Pode parecer confuso no início, mas vamos a um exemplo: se você for tentar executar um movimento com o olho esquerdo que está paralisado, apoie a mão sobre o direto reduzindo a movimentação dos músculos.

Depois de entender esse detalhe importante, faça alguns exercícios com suavidade:

  • Levante a sobrancelha
  • Pisque o olho
  • Faça contrações com a face como se estivesse sentindo um cheiro desagradável
  • Movimente os lábios fazendo um bico

Outra consideração importante ensinada durante a fisioterapia para paralisia facial é que não pode haver exageros. Portanto, faça apenas uma sessão de 10 de cada um dos exercícios, e apenas uma vez ao dia.

Pois, repetir os movimentos incansavelmente não vai acelerar o processo de cura. Embora a situação cause muita angústia e possa mexer com a autoestima das pessoas, é preciso ter paciência e esperar o fim do processo de recuperação.

Quais são os maiores erros cometidos por quem sofreu paralisia facial?

Maiores erros cometidos por quem sofreu de paralisia facial

A paralisia facial gera muito desconforto e diversos transtornos para a vida do paciente. Mas, a busca por soluções rápidas faz com que ele acabe pulando etapas ou tomando medidas equivocadas. Sendo assim, veja comportamentos que você deve evitar:

  • O principal erro dos pacientes é não procurar ajuda profissional imediatamente.
  • Muitos decidem passar gelo no local, essa é uma prática completamente equivocada, pois causa vasoconstrição.
  • Outro erro grave é não seguir à risca o que foi passado na fisioterapia para paralisia facial.
  • Fazer movimentos bruscos com o rosto também é uma prática a ser evitada.

Qual a melhor fisioterapia para paralisia de Bell?

A paralisia de Bell é um tipo comum de paralisia facial, que recebe essa denominação quando já foram excluídas todas as causas conhecidas para o problema. Pois, ainda não há uma certeza sobre o que causa essa condição.

Então, a fisioterapia para esses casos pode ser semelhante àquela indicada quando a situação tem causas estabelecidas. De toda forma, somente os profissionais da área são capazes de fazer uma indicação correta.

Dra. Adriana Dorigão

Dra. Adriana Dorigão

Crefito 8/67793 F
Fisioterapeuta de Paralisia Facial

Fisioterapeuta desde 2003 e membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Forense e do Comitê da ABNT - Comissão de Estudos Especiais em Ergonomia. Atua com a reabilitação de paralisia facial, drenagem e dor facial há 17 anos, estudando e entendendo a anatomia e a fisiologia da face de cada paciente para realizar o tratamento mais adequado e personalizado.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes