O que é e como usar a máscara CPAP

POR LOUISE OLEINIK - 6 MINUTOS DE LEITURA

Alguns distúrbios do sono, como a apneia, que é um dos mais graves, podem levar a grandes complicações.

Pensando nisso, cientistas desenvolveram aparelhos que ajudam a minorar e até mesmo a eliminar os causadores desses distúrbios. É nesse escopo que apareceu a máscara CPAP.

Esse equipamento faz parte de uma máquina que literalmente ajuda as pessoas a dormirem melhor. 

Você quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo!

O que é e para que serve a máscara CPAP

A máscara CPAP é basicamente o instrumento de transmissão do aparelho de CPAP, um equipamento que transmite ar pressurizado para os pulmões.

Em resumo, o CPAP capta e filtra o ar e em seguida envia esse ar, através da máscara, para as vias aéreas de quem estiver usando.

Esse aparelho é indicado para quem sofre de apneia do sono, experimentando roncos e interrupções no fluxo respiratório durante o descanso.

Por fim, vale destacar que existem dois tipos principais de máscara CPAP. São eles:

  • Nasal: onde o tubo engloba apenas a região do nariz.
  • Facial (oronasal): máscara que encobre a região inferior do rosto, cobrindo boca e nariz, principalmente.
  • Almofada nasal: é basicamente um tubo bifurcado que é conectado apenas às narinas.
  • Facial total: abrange todo o rosto igualmente.

Seja de qualquer tipo, a máscara CPAP geralmente é composta de uma liga plástica ou de silicone, sendo também flexível, a fim de não incomodar os seus utilizadores.

Como funciona esse equipamento?

Para funcionar, por assim dizer, a máscara CPAP é conectada a um tubo que por sua vez é conectado ao aparelho de CPAP em si.

Depois, basta acoplar a máscara ao rosto e ligar o aparelho antes de deitar para dormir definitivamente.

Como eu citei antes, o CPAP ajusta o ar a um nível de pressão que vai impedir qualquer obstrução que possa ocasionar a apneia do sono ou outros distúrbios respiratórios semelhantes.

Além disso, para que o aparelho cumpra o seu papel, é recomendado que o usuário respire apenas pelo nariz, para que o ar com pressão positiva entre pelas vias aéreas superiores e impeça a obstrução das vias respiratórias.

Como escolher o melhor CPAP?

Médica auxiliando na escolha da máscara CPAP

A escolha tanto do aparelho de CPAP adequado ao seu caso, quanto do tipo de máscara ideal, deverá ser feita com orientação profissional.

Portanto, o ideal é que você visite um especialista na área, seja ele um otorrinolaringologista, um pneumologista ou um fisioterapeuta, para ter a sua condição examinada.

A partir disso, o profissional irá apontar o conjunto de aparelhos correto para o tratamento que você precisa.

Quanto custa um CPAP?

O preço de um aparelho de CPAP pode variar muito de acordo com diversos fatores, como potência, modelo, marca, adicionais, etc.

Para se ter uma ideia, em lojas online especializadas é possível encontrar máquinas com preços de mais de R$ 6 mil.

Dessa forma, é necessário buscar orientação de um especialista também na hora de comprar o CPAP e os seus acessórios, como a máscara.

É responsabilidade do pneumologista recomendar as especificações da máquina para que os pacientes adquiram o equipamento correto.

Onde comprar?

O aparelho de CPAP, junto com o seu kit, pode ser comprado em lojas especializadas em equipamentos médicos.

Essas lojas existem de forma física e também online, como eu citei no tópico anterior.

Contudo na hora de comprar lembre-se que é um aparelho médico, portanto necessitará de configurações e acompanhamento. O ideal é você solicitar ajuda de um profissional especializado

As máscaras CPAP e VNI são a mesma coisa?

Sim, o termo “máscaras VNI”, que é uma sigla para Ventilação Não Invasiva, se refere às máscaras CPAP também.

Esse tipo de máscara, que é bastante conhecida, é usado no tratamento da apneia do sono e também de outras doenças respiratórias, tanto em aparelhos CPAP quanto em outros tipos de máquinas, como o BiPAP e os nebulizadores convencionais.

Qual a diferença do BiPAP para o CPAP?

O BiPAP e o CPAP são dois tipos de aparelhos que podem ser usados para facilitar a respiração de portadores da apneia do sono.

Porém, enquanto o CPAP atua com uma única faixa de pressurização do ar, o BiPAP possui duas "fases", por assim dizer. Daí o prefixo "Bi" no seu nome.

A essas duas faixas se dá o nome de IPAP, utilizada na inspiração, e EPAP, utilizada na expiração.

Por tudo isso, o aparelho BiPAP também pode ser usado no tratamento de outros problemas respiratórios menos ou até mais graves que a apneia.

Cuidados necessários em relação à máscara 

Para que sirva corretamente, a máscara CPAP deve ser higienizada todos os dias, caso a pessoa a utilize para dormir todas as noites.

Isso porque a máscara pode acumular resíduos de poeira junto com secreção nasal, demandando um maior cuidado. Na hora de limpar a sua máscara, utilize apenas água e sabão neutro.

Os filtros não podem ser lavados nunca, pois podem ficar úmidos e queimar as turbinas ou ainda soltar pequenos detritos, que também podem causar a queima do aparelho ou serem inalados pelo paciente durante o uso.

Como não podem ser lavados, os filtros devem ser trocados a cada dois meses ou quando houver sujidade.

Não subestime esses procedimentos, normalmente a sujeira não é aparente, mas os danos ao equipamento e principalmente à sua saúde podem ser muito graves.

É necessário trocar a máscara em algum momento? 

Sim, a máscara CPAP precisa ser trocada em algumas situações, que ocorrem geralmente entre três e seis meses desde o início do uso.

Acontece que com o uso diário do equipamento as almofadas podem se danificar e outras peças da máscara podem vir a se deteriorar, motivando a troca.

Essa deterioração pode ser mais rápida ou mais devagar, a depender dos hábitos de higiene do utilizador e do nível de oleosidade da sua pele, por exemplo.

Contudo, os principais sinais de que a troca da máscara CPAP deve ser feita são:

  • Quando as almofadas estiverem esbranquiçadas ou ressecadas.
  • Quando o plástico estiver amarelado.
  • Se a peça apresentar algum desconforto.

Esses sinais não apontam apenas uma deterioração estética, mas também a perda de funcionalidade do equipamento.

O uso do CPAP é para sempre?

A resposta é: depende.

Como eu disse ao longo do texto, o CPAP é utilizado para o tratamento de distúrbios respiratórios do sono, principalmente a apneia.

Por isso, é correto afirmar que só dá para interromper o uso do equipamento se a causa do distúrbio for totalmente solucionada.

Assim, é imprescindível fazer a identificação dos causadores do problema e, em paralelo ao uso do CPAP, também tratá-los.

Dra. Louise Oleinik

Dra. Louise Oleinik

Crefito 8/74354
Fisioterapeuta cardiorrespiratória

Fisioterapeuta há 18 anos, atua hoje na área do sono, cardiorrespiratória e fisioterapia hospitalar, fazendo parte do corpo clínico do Hospital Policlínica Cascavel. Em 2021 fundou a Clínica FisioVita, especializada em reabilitação facial e vestibular, terapia manual, respiratória, neurológica, ortopedia, pilates, pélvica e RPG. Em 2016 fundou a Vittae, empresa que atua na na locação e vendas de equipamentos para Síndrome da Apneia do Sono (CPAP), BiPAP e Oxigenoterapia.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes