Afinal, angiologista cuida de que? Descubra quando você deve procurar um

POR #PARTIUSAÚDE - 5 MINUTOS DE LEITURA

Muitas pessoas confundem o  angiologista com o cirurgião vascular. Mas, esses dois profissionais executam trabalhos com diferenças importantes. E para deixarmos tudo bem claro, vamos ajudar você a entender do que o angiologista cuida.

Pois, nos tempos modernos, somos agraciados com diversas especialidades médicas, o que torna possível o atendimento com um profissional que pode ajudá-lo com casos específicos. Por outro lado, isso pode causar algumas confusões, como na hora de identificar qual é o especialista certo para determinado tipo de doença.

Então, se você tem dúvidas sobre o trabalho do angiologista, confira as informações valiosas que separamos para você!

Um médico angiologista cuida de que?

Indo direto ao ponto, o angiologista é o profissional capaz de identificar e tratar problemas do sistema circulatório. Ou seja, ele vai cuidar dos vasos do corpo humano, o que inclui artérias, veias e o sistema linfático.

Este é um sistema da maior importância para o bom funcionamento do nosso organismo, pois os vasos sanguíneos levam o sangue para todas as partes do corpo, garantindo o correto abastecimento dos tecidos com oxigênio e nutrientes.

Enquanto isso, o sistema linfático está intimamente ligado à área imunológica. Por isso, é muito importante que este profissional também atue na prevenção das doenças, orientando os pacientes a desenvolverem hábitos mais saudáveis.

Veja uma lista das enfermidades que um angiologista cuida:

  • Varizes
  • Aneurisma
  • Vasculite
  • Aterosclerose
  • Acidente vascular cerebral
  • Embolia pulmonar
  • Neuropatia diabética
  • Trombose venosa profunda

Quando este profissional deve ser procurado?

Dores nas pernas é sinal que você deve procurar um angiologista

As doenças do sistema circulatório costumam ser silenciosas e muito graves, pois é comum que os pacientes só comecem a perceber os sintomas quando o quadro clínico já está perigosamente avançado.

Então, o ideal é que o angiologista seja procurado de forma preventiva, assim é possível receber dicas para melhorar a qualidade de vida ou identificar doenças do sistema circulatório ainda em seu estágio inicial.

Pois, quando a enfermidade é descoberta antes do agravamento, o tratamento se torna muito mais simples, com a possibilidade do controle total da doença e a prevenção de complicações sérias que podem levar a amputações, danos em órgãos vitais e até mesmo à morte.

Contudo, se não for possível consultar-se com este profissional periodicamente, existem alguns sintomas aos quais devemos ficar atentos, pois eles podem ser indícios de alguma das doenças que o angiologista cuida. Veja alguns exemplos:

  • Dores frequentes nas pernas, principalmente durante caminhadas
  • Inchaço nas pernas e nos braços
  • Sensação de estar com as pernas sempre cansadas, ou como se estivessem pesadas
  • Sensação de queimação, que pode ocorrer nos pés e nas pernas
  • Veias com coloração anormal, como por exemplo mais azuis e roxas
  • Panturrilhas dormentes
  • Câimbras e sensação de formigamento mesmo sem estar praticando atividades físicas
  • Coceira constante

Todos esses sintomas podem indicar que há algo errado com o seu sistema circulatório, então, se sentir qualquer um deles, é uma boa ideia marcar uma consulta com um angiologista. 

Qual a diferença entre um angiologista e um vascular?

Muitas pessoas ficam confusas sobre o que faz o angiologista e um cirurgião vascular. Alguns pensam que os profissionais atuam da mesma forma, mas isso não é verdade.

O vascular atua de forma mais agressiva no tratamento, geralmente entrando em cena quando a doença em questão já está em um estado mais avançado, sendo preciso a realização de uma cirurgia para o tratamento adequado.

Já o angiologista atua de forma mais preventiva, aconselhando o paciente a viver de forma mais saudável, como por exemplo parando de fumar, de consumir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas para diminuir o colesterol.

E quando há necessidade de tratar  alguma doença para a recuperação da saúde, o angiologista pode prescrever remédios. Porém, se ele achar que o tratamento só será eficaz com cirurgia, ele deve encaminhar o paciente para o vascular.

Quais técnicas são usadas pelo angiologista?

Durante as consultas e o estudo do estado clínico do paciente, o angiologista pode usar diversas técnicas para identificar algumas enfermidades. Dentre elas podemos destacar:

  • Eco doppler
  • Radiografia
  • Tomografia
  • Capilaroscopia
  • Cintilografia
  • Ressonância magnética

E na hora do tratamento, além dos medicamentos e das mudanças de hábitos que são receitadas para o paciente, o angiologista também pode fazer pequenas intervenções, como:

  • Escleroterapia de varizes com ou sem espuma
  • Aplicação de laser transdérmico para tratamento de varizes e hemangiomas
  • Pequenos curativos em úlceras

Quais cuidados você deve ter ao escolher um angiologista?

Cuidados ao escolher um angiologista

Agora que já entendemos do que um angiologista cuida, você já pode estar pensando se é hora de marcar uma consulta. Neste caso, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de escolher seu médico.

Em primeiro lugar, certifique-se de que o médico possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) expedido pelo Conselho Regional de Medicina, uma forma de fazer isso é através do portal do Conselho Federal de Medicina.

Feito isso, verifique também a reputação do médico selecionado.  Veja se encontra outras pessoas que já se consultaram com ele, ou se há páginas na internet onde os clientes deixaram suas impressões.

Se for em uma clínica, veja as avaliações recebidas em sites como o Reclame Aqui. Assim, você evita se envolver com maus profissionais.

Outro ponto importante é a própria identificação do paciente com o médico. Por isso, em sua primeira consulta, observe como é o tratamento recebido e se o profissional te deixa à vontade e lhe passa confiança. Se a resposta for negativa, não hesite em procurar outro especialista.

Não ignore a importância deste profissional e faça sua consulta sempre que necessário.

E se conhece alguém que pode achar este conteúdo útil, não deixe de compartilhar.

Outros conteúdos interessantes

topflix.vc