7 causas da retenção de líquido e como cuidar da saúde para evitar que isso aconteça

POR RICARDO SAVÉRIO - 5 MINUTOS DE LEITURA

Você já notou em algum momento um inchaço em algumas partes do corpo? Como na barriga, nos pés e até nas mãos? Isso pode ser um indicativo de que você está sofrendo de retenção de líquido.

Essa condição pode ser resolvida, na maioria das vezes, com a adoção de hábitos saudáveis, mas há casos em que o problema tem raízes mais profundas e está associado a doenças sérias. Por isso, o problema jamais deve ser ignorado.

Neste artigo, você vai aprender a identificar a retenção de líquido, o que fazer para ter uma melhora do quadro e quais profissionais podem fazer um diagnóstico preciso de sua condição. Vamos lá!

O que é a retenção de líquido?

A retenção de líquido é caracterizada pelo acúmulo anormal de água nos tecidos do organismo, o que pode gerar inchaço no corpo inteiro ou em partes específicas, como pés, pernas, mãos, barriga, pescoço e até na região dos olhos.

Quais são os sintomas da retenção de líquido?

Se você suspeita que está sofrendo de retenção de líquidos, saiba que essa condição gera alguns sintomas bem característicos e fáceis de notar. Confira a lista que elaboramos.

Inchaço

Esse é o sintoma mais clássico do problema. Então, se você quer saber se o inchaço em uma determinada região foi causado pela retenção, pressione o local por alguns segundos com o polegar e verifique se vai ficar uma marca.

Em caso positivo, temos um forte indício de retenção de líquidos.

Sensação de peso nas pernas

Quando há um acúmulo de líquidos anormal nas pernas, é comum sentir um desconforto, geralmente descrito como um cansaço ou sensação de peso.

Meias e calças começam a deixar marcas

De repente você percebe que algumas peças de roupa que lhe serviam tão bem agora parecem um pouco apertadas e, quando você as tira, nota que algumas marcas ficaram no local. Isso é facilmente observado nos tornozelos e na cintura.

Alterações na coloração e no brilho da pele

Quando os níveis de água no corpo não estão equilibrados, nossa pele sente. É comum notar algumas mudanças na cor e também um brilho excessivo em caso de retenção de líquido.

Conheça as principais causas da doença

Descobrir as causas da retenção de líquido é um dos primeiros passos para solucionar o problema. Essa tarefa exige uma análise cuidadosa, pois a situação pode estar relacionada a diversos fatores.

Excesso de sal e má alimentação

O sal é o maior causador da retenção de líquido. Ele contém sódio e faz com que o corpo retenha água. Nessa mesma linha, consumir muitos alimentos industrializados também contribuem para o problema, assim como ingerir bebidas alcoólicas.

Beber pouca água

Uma hidratação adequada faz com que as células trabalhem melhor e ajuda os rins a eliminarem o excesso de sódio. Além disso, quando bebemos pouca água, o corpo automaticamente passa a retê-la para compensar a falta de ingestão desse líquido tão importante.

Falta de exercícios físicos

Quando você não se movimenta, a circulação sanguínea torna-se mais lenta e contribui para a retenção de líquido.

Ficar parado na mesma posição por muito tempo

Quando fazemos uma longa viagem ou ficamos o dia inteiro trabalhando no computador, há maiores chances do sangue das pernas e braços ter mais dificuldade para retornar ao coração, o que causa inchaços.

Gravidez e menstruação

A retenção de líquido é comum durante a gravidez devido à produção do hormônio relaxina. Já no período menstrual, as variações hormonais também contribuem para o problema.

Medicamentos

Existem remédios que podem causar retenção de líquido como efeito colateral. Por exemplo: medicamentos para controle da pressão arterial, para doença de Parkinson, analgésicos, etc.

Doenças graves também podem causar a retenção de líquido

O problema se torna ainda mais sério quando é causado por condições alarmantes, como: insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda, problemas renais e até cirrose. 

Como diminuir a retenção de líquidos mudando seus hábitos?

Na maioria das vezes, a retenção está associada a nossos hábitos ruins, então algumas mudanças são extremamente efetivas para uma melhora do quadro.

Beber bastante líquido

Além de consumir muita água, você pode tomar chás diuréticos, como hibisco, chá-verde e cavalinha. Ao urinar com mais frequência, muitas toxinas são eliminadas.

Praticar exercícios físicos

Ao exercitar grandes músculos como os da perna, você faz com que os líquidos acumulados sejam eliminados na urina. Além disso, a prática regular de exercícios melhora sua saúde como um todo.

Começar com uma simples caminhada já faz uma grande diferença.

Melhorar a alimentação

Prepare refeições com pouco sal  e consuma alimentos ricos em água e potássio. Não se esqueça de evitar os industrializados sempre que possível.

Quais são os sinais que indicam que eu devo procurar um médico?

Ao adotar as medidas que citamos no item anterior, é possível que a retenção de líquido desapareça em pouco tempo. Mas, há casos mais graves que precisam de acompanhamento médico. Um profissional deve ser consultado nos seguintes casos:

  • O inchaço é persistente e não desapareceu com a mudança de hábitos.
  • Falta de ar.
  • Vermelhidão na região inchada.
  • Dor de cabeça, no peito ou nas costelas.
  • Inchaço somente em um dos membros. Por exemplo, em uma mão ou um pé.

Quais especialistas podem me ajudar?

Quando os sintomas são persistentes ou muito graves, é necessário identificar a causa exata do problema para fazer um tratamento correto. Nesse caso, convém marcar uma consulta com um clínico geral. 

Após a avaliação, este profissional pode indicar a melhor forma de lidar com essa condição ou encaminhar para um especialista. Por exemplo, se a retenção está associada a problemas cardiovasculares, pode ser necessário consultar um cardiologista ou um angiologista.

Cuidar da saúde melhora vários aspectos de sua vida

Mulheres cuidado da saúde

Um problema como a retenção de líquido deixa claro como manter hábitos saudáveis pode melhorar nossa vida. A prática de exercícios e uma alimentação mais natural já são o suficiente para prevenir grande parte das doenças.

Além disso, faça exames periódicos e visite seu médico sempre que sentir algum incômodo.

Cuidar da saúde faz com que você possa viver com mais qualidade e evita problemas futuros, além de ter a vitalidade necessária para todas as tarefas do dia a dia.

 Ricardo Savério

Ricardo Savério

CREF 011298-G/PR
Personal Trainer

Personal trainer desde 2005, graduado pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) e especialista em Treinamento Desportivo. Criador de programas focados em recuperação muscular, qualidade de vida e treinamento específico ao esporte. Pai dedicado de dois meninos, acredita que a atividade física é a única chance de um estilo de vida mais saudável e sem dor, da iniciação ao rendimento.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes