Você sente muita dor no quadril? Confira os principais tipos e motivos

POR RAFAEL FENATO - 8 MINUTOS DE LEITURA

A dor no quadril causa desconforto em muitas pessoas em todo o mundo e a principal preocupação é identificar a causa para que o paciente receba o tratamento adequado para o problema.

É importante lembrar que as pessoas que sentem dor no quadril devem ser avaliadas por um ortopedista especializado.

Apesar da queixa ser comum, o tratamento sempre será individualizado de acordo com os principais sintomas relatados pelo paciente.

Pessoas que passam longas horas do dia sentadas, normalmente trabalhando em escritórios ou no modelo home-office, reclamam muito de dores nas costas e dor no quadril.

Estudos apontam que a sobrecarga exercida sobre o quadril pelas pessoas que ficam muito tempo sentadas, aumentam a probabilidade de riscos de lesões e dores, podendo desencadear inflamações.

Com o passar do tempo e também por conta de um estilo de vida sem atividade física, descanso e alimentação adequada, as dores e a automedicação acabam se tornando mais frequentes.

Se você sente esse tipo de dor, preste muita atenção!

Dores na região do quadril, seja por ficar muito tempo sentado ou após a prática de exercícios físicos, podem indicar que a cartilagem e/ou estruturas próximas da articulação estejam machucadas, sendo sinal de grande alerta.

O que é o quadril?

Estrutura do quadril

O quadril é uma das estruturas mais complexas da anatomia humana. É a estrutura responsável por sustentar o peso do corpo, estando conectado diretamente aos membros inferiores e à coluna.

Esses ossos possuem entre eles uma cartilagem macia que permite o deslizamento estável e indolor e a movimentação da perna em várias direções.

De forma bem resumida, a articulação do quadril é a articulação entre o fêmur e o acetábulo da pelve, e sua principal função é suportar o peso, equilibrar o corpo em posturas estáticas (de pé) e dinâmicas (caminhando ou correndo), proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.

É normal ter dor no quadril?

Sentir dor significa que algo está errado, seja no quadril ou em qualquer parte do corpo.

Claro que algumas dores são justificáveis, seja por uma queda, uma lesão, uma sequela permanente ou não, no entanto, a causa da dor deve ser investigada.

Para prevenir a dor no quadril, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e com a prática regular de atividades físicas com postura correta e sem sobrecarga de articulações.

Para quem pratica atividade física, o acompanhamento de um profissional ajuda a determinar a intensidade ideal de exercícios e a identificar erros de postura que podem resultar em lesões.

O que pode ser a dor no quadril?

Como disse no início, é importantíssimo agendar uma consulta para entender o que tem causado a dor. Com o exame clínico e a realização de exames específicos, será possível indicar o tratamento mais eficaz para o seu caso.

No geral, as dores de dentro da articulação do quadril podem se estender para a coxa, a perna e a região da virilha. Uma patologia que é conhecida como dor irradiada. Este tipo de dor é profunda e não conseguimos palpar.

Além das dores que se originam no quadril, dores que têm origem em outro local também podem causar dor no quadril, é o caso de problemas na coluna e na bacia.

As principais causas de dores no quadril:

  • Artrose: é um problema provocado pela perda de cartilagem na articulação, o que acaba causando a dor gerada pelo atrito dos ossos onde deveria existir cartilagem.
  • Tendinite: é o termo genericamente usado para descrever uma inflamação ou irritação de um tendão. No quadril, a principal tendinite encontrada é do tendão dos músculos glúteos, com maior frequência em mulheres.
  • Bursite: é uma doença que afeta tanto pessoas sedentárias, que permanecem sentadas por muito tempo, quanto pessoas que praticam atividade física com esforço intenso sobre o quadril.
  • Osteonecrose: Também chamada de Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur, a osteonecrose afeta primariamente adultos jovens do sexo masculino. Caso a doença evolua, a pessoa pode acabar com um desgaste no quadril.
  • Impacto femoroacetabular: é uma condição resultante do contato anormal entre o encaixe da bacia e a cabeça do fêmur, que ocorre durante os movimentos, provocando lesões na cartilagem lateral desta cavidade.
  • Luxações e fraturas: As luxações e fraturas do quadril ocorrem normalmente após quedas em indivíduos idosos com muita fragilidade nos ossos (osteoporose). O local mais comum para a fratura é o início do osso do fêmur.
  • Tumor ósseo: Algumas pessoas podem apresentar tumor ósseo simulando dores no corpo, inclusive próximo da articulação do quadril. O sinal de alerta para este tipo de problema é uma dor que piora à noite e que não passa com o uso de nenhuma medicação.

Por isso, uma avaliação completa, com exame físico adequado, complementada com exames de imagem é fundamental para que se faça o diagnóstico correto.

Leia também:
Entenda como é feita a infiltração no quadril e para que ela serve

Alguns tipos de dores no quadril

Que toda dor deve ser levada a sério e ter suas causas investigadas com auxílio de um profissional, você já sabe, mas saiba também que algumas perguntas serão feitas no momento da avaliação, então observe a sua dor e tente identificar como ela é, em quais situações do seu dia a dia ela aparece, com que frequência e intensidade. 

Feito isso, é possível que você reconheça sua dor entre os tipos citados abaixo:

Dor na frente do quadril

Se a dor for na região da frente do quadril, na virilha, na região inguinal, isso pode ser sinal de um impacto no quadril ou desgaste de cartilagem.

Essa dor frontal é profunda e piora para movimentos cotidianos do quadril, como cruzar as pernas, colocar meias ou entrar no carro.

Dor na lateral do quadril

Se a dor for na região lateral do quadril pode ser uma tendinite ou bursite. Este tipo de dor é muito mais comum em mulheres, devido ao formato ósseo da pelve. Ela tende a piorar com esforços como subir rampas e escadas e incomoda muito a noite, impedindo a pessoa de dormir de lado.

Existe também uma banda, que liga o quadril ao joelho, um tensor que nós temos na lateral na coxa e que, via de regra, pode ser doloroso para as pessoas que passam muito tempo sentadas. Quando inflamado, pode gerar dor irradiada em toda a lateral da coxa.

Dor posterior

Se a dor for posterior, nós podemos ter uma compressão de estruturas nobres e gerar o que é chamado de impacto posterior, ou até mesmo uma tensão muscular excessiva no músculo do bumbum, que nós chamamos de piriforme.

Passo muito tempo sentado, pode ser esse o motivo da dor?

As pessoas que permanecem sentadas por longos períodos de tempo, podem apresentar a “Dor Posterior” que falamos anteriormente. É a Síndrome do Piriforme.

Na articulação do quadril, mais precisamente na parte posterior, há um músculo chamado Piriforme, e este está em contato com o nervo ciático e o hábito de ficar sentado por muito tempo pode causar a sua compressão, causando uma inflamação no nervo.

A pessoa que possui a Síndrome do Piriforme, apresenta quadro de dores na região do glúteo profundo que pode irradiar pela parte de trás da coxa .

Mas o que eu devo fazer então?

Em primeiro lugar é preciso descartar que a sua dor tenha uma causa mais grave, e para isso a única recomendação é buscar ajuda profissional.

Mas para você que trabalha sentado por muito tempo, confira abaixo algumas dicas:

  1. Levante-se: Aproveite uns minutinhos para se movimentar e deixar a cadeira de lado. Caminhe até o lado de fora de onde você estiver e tome um ar fresco.
  2. Alongue-se: É muito importante se alongar quando passamos muito tempo na mesma posição. Estender as pernas, os braços, o pescoço, ajuda a aliviar o peso nas articulações.
  3. Hidrate-se: Pode parecer que não influenciará em nada, mas se você levantar para tomar um copo de água, conseguirá realizar as duas dicas anteriores e diminuir a pressão no quadril ao ficar sentado.
  4. Cuide da sua postura: Algumas vezes, quando ficamos sentados por muito tempo, acabamos escorregando na cadeira ou nos debruçamos sobre a mesa. Estas duas atitudes podem alterar o funcionamento do quadril e da coluna e gerar dor.
Empreendedor com dor no quadril

Quem tem dor no quadril pode fazer atividade física?

Ao se perceber dor intensa no quadril, é importante cessar atividades físicas e vir ao consultório para que seja feito o diagnóstico do problema. A persistência das atividades físicas podem levar à piora do quadro, tanto pela persistência da dor, quanto pela adaptação secundária gerada.

Se cuide e viva sem dores

O mais importante é, antes de se acostumar com uma dorzinha chata no quadril, busque saber a causa da sua dor.

Quando você se conforma com a dor e não busca ajuda, está decidindo permanecer doente. Cuide bem do seu corpo, é ele que vai te levar até onde sua vontade permitir.

Dr. Rafael Fenato

Dr. Rafael Fenato

CRM 23.460 / RQE 962
Ortopedista

Médico especialista em ortopedia, cirurgia do quadril utilizando técnica minimamente invasiva e medicina do trabalho. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dedicado a promover qualidade de vida, desenvolve pesquisa relacionada aos distúrbios do quadril e compartilha em seus canais orientações práticas para agregar conhecimento aos demais profissionais e melhorar a saúde das pessoas.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes