Conheça 4 causas da dor no quadril irradiando para a virilha e como tratar

POR RAFAEL FENATO - 10 MINUTOS DE LEITURA

A dor no quadril irradiando para a virilha pode se manifestar de forma mais branda ou severa. De qualquer forma, é extremamente incômoda e suas causas são diversas. 

Com a identificação correta e o tratamento adequado, há grandes chances de melhora do quadro. Quando conseguimos identificar a causa do problema articular no início e interferir na raiz do problema, os resultados na melhora da qualidade de vida são animadores.

Neste texto, vou abordar as principais causas do problema, assim como os tratamentos indicados e o médico que você deve procurar diante de qualquer sintoma.

Acompanhe!

Conheça melhor o quadril e os tipos de dores que acometem essa região

Quando falamos em dores no quadril, precisamos entender que esse é um assunto extremamente complexo. O quadril é uma região muito importante do corpo, formada por várias estruturas que conectam os membros inferiores ao tronco e pode ser acometida por diversos tipos de dor.

Para que o ortopedista possa indicar o tratamento adequado, o paciente precisa descrever seus sintomas com exatidão. Nesse sentido, é importante conhecer a região e os incômodos que podem surgir.

Anatomia do quadril

Localizar o quadril no corpo humano é uma tarefa relativamente simples. Pois, essa grande região está localizada entre o abdômen, a região lombar e a coxa. Lembrando que temos dois quadris: o direito e o esquerdo.

Essa grande articulação une dois grandes ossos: o fêmur (osso da coxa) e o acetábulo (encaixe do osso da bacia). Os dois possuem uma camada de cartilagem revestindo suas extremidades que possibilita que a interação entre eles ocorra de forma mais natural, sem causar dor. Afinal, o tecido de cartilagem em si, não dói.

Além disso, a estrutura possui uma cápsula articular em que está localizada a membrana sinovial. Essa membrana produz o líquido sinovial, que é indispensável para uma boa nutrição e lubrificação das estruturas. É ele que fornece suporte e alimento para as células da cartilagem. Nos casos de artrite, ele se torna muito inflamado e rico em células de defesa do corpo, o que provoca dor.

O quadril precisa que todos os seus componentes interajam com harmonia, garantindo a mobilidade necessária para que possamos executar nossas tarefas do dia a dia, como cruzar as pernas, entrar no carro ou calçar um sapato.

Quais os tipos de irradiações das dores no quadril?

A dor no quadril muitas vezes não fica restrita a essa região e acaba se espalhando para outros locais, causando muito incômodo em regiões vizinhas.

Isto acontece porque a região é complexa e dores em outras estruturas, como por exemplo na coluna, podem confundir com dor no quadril e porque o quadril é uma articulação profunda, sendo difícil localizar com exatidão a dor profunda na articulação.

Nesse sentido, podemos dividir a irradiação da dor no quadril em três tipos:

  • Dor no quadril irradiando para a perna: a dor se estende por toda a extensão da perna, podendo chegar até os pés. Nesse caso a dor pode estar relacionada mais a algum problema na região lombar com pinçamento do nervo ciático. Não é o padrão típico de quem tem dor verdadeira no quadril. Normalmente, esta dor inicia na base do glúteo, na região do bumbum, e não é percebida como dor na frente do quadril.
  • Dor irradiada para lateral da coxa: nesta situação, a dor é localizada na lateral do quadril, podendo se estender para a coxa, até o joelho. A principal causa deste tipo de dor são as tendinites e bursites, problemas ao redor da articulação do quadril. Elas tendem a piorar com esforços, como subir rampas e escadas, e para deitar de lado durante o sono.
  • Dor no quadril irradiando para a coxa: normalmente, esse tipo de dor afeta a parte da frente da coxa. É um dos padrões de dores típicos de envolvimento das estruturas articulares do quadril na causa do problema. O paciente pode referir que a dor irradia até o joelho, confundindo com problemas nesta articulação.
  • Dor no quadril irradiando para a virilha: esse tipo de incômodo costuma iniciar na região interna do quadril e se estende até a virilha. A dor é profunda e não consegue ser palpada pelos dedos. Esta localização também é típica de comprometimento do encaixe do quadril.

O que pode ser a dor no quadril irradiando para a virilha?

A dor no quadril irradiando para a virilha pode ser um sintoma de diversos problemas e apenas o médico ortopedista poderá fazer o correto diagnóstico.

Mas, como ela geralmente representa dor de dentro da articulação, existem alguns fatores principais que estão entre as causas dessa situação, como podemos ver abaixo.

1) Osteonecrose

Essa patologia é extremamente séria e também recebe o nome de  Necrose Avascular da Cabeça do Fêmur. O quadro se desenvolve devido à falta de circulação sanguínea na cabeça do fêmur. Sendo assim, o osso que não recebe suprimento sanguíneo morre.

Caso não seja tratada, a condição pode causar achatamento e deformidade na região, o que é conhecido como artrose.

A osteonecrose é mais comum em homens jovens e suas origens estão relacionadas ao uso de corticoide, ingestão de álcool em excesso e sequelas de acidentes. Porém, em aproximadamente 20% dos casos, não é possível identificar a origem do problema.

Seu sintoma mais característico é a dor no quadril irradiando para a virilha, o que começa de forma súbita, intensa e pode atrapalhar  caminhadas, movimentos ou simples gestos como ficar de pé.

2) Artrose

A artrose é a perda ou o desgaste da cartilagem articular e é mais comum em pacientes idosos do sexo feminino e suas origens estão frequentemente ligadas a heranças genéticas ou como sequela de lesões traumáticas.

O problema apresenta-se de maneira leve, com uma dor profunda no quadril que pode chegar à virilha. A piora é gradativa e, com a evolução do problema, os movimentos da articulação ficam bloqueados..

Em estágios avançados, o paciente com artrose tem dificuldades para fazer movimentos simples, como cruzar as pernas, cortar as unhas do pé, entrar no carro e calçar sapatos.

3) Impacto femoroacetabular

Essa condição ocorre quando a interação entre o encaixe da bacia e a cabeça do fêmur não é normal, o que acaba gerando impactos prejudiciais durante o movimento da junta.

Isso significa que há alguma alteração no formato da cabeça do fêmur ou um aumento da cobertura da cavidade da bacia. Movimentos repetitivos sob essas condições acabam por lesionar a cartilagem presente em toda a borda lateral da cavidade do quadril, chamada de Labrum.

Essa lesão resulta em dor no quadril irradiando para a virilha durante a realização de diversos movimentos do paciente. Como é um problema de pacientes mais jovens, o início desta disfunção geralmente está relacionada à prática de alguma atividade física, como futebol, balé ou academia.

Não é recomendado que pacientes nessas condições continuem com exercícios físicos extremos, sem antes consultar um médico, pois pode haver uma piora do quadro. A evolução natural do impacto femuroacetabular, quando não tratado, é o desgaste cada vez maior da cartilagem.

4) Lesão Labral

No encaixe da articulação cartilagem do quadril existe uma cartilagem especializada denominada Labrum. Ela ajuda a absorver os impactos, sendo também importante para manter a estabilidade e lubrificar a articulação.

Numa analogia com outra estrutura do corpo, muito mais conhecida do que o labrum, podemos dizer que o labrum do quadril funciona para melhorar a estabilidade articular, assim como o menisco no joelho.

Já sabemos que o impacto femoroacetabular pode danificar a cartilagem causando dor no quadril irradiando para a virilha. Mas, é importante ressaltar que existem outros fatores que também podem danificar essa estrutura, mesmo não havendo o impacto. São elas:

  • Atividades físicas repetitivas e com grande amplitude de movimentos, isto é, abertura lateral de perna ou flexão forçada do quadril
  • Deformidades ósseas
  • Traumas no quadril
  • Processos degenerativos
  • Displasia acetabular, que é a diminuição da cobertura da cavidade do quadril

Quem pode sofrer de dor no quadril que irradia para a virilha?

A dor no quadril irradiando para a virilha pode ocorrer em qualquer idade e com qualquer sexo. Porém, algumas situações e condições aumentam o risco de sofrer esse tipo de incômodo. Por exemplo:

  • Mulheres idosas têm mais chances de sofrer de dor no quadril devido à artrose.
  • Pessoas que praticam exercícios de grande impacto com frequência e com grande amplitude de movimento, como jogar futebol, dançar balé ou lutar com chutes.
  • Pessoas que utilizam corticóides por muito tempo também têm uma maior propensão a desenvolverem dores no quadril, devido às chances de osteonecrose.

Qual médico eu devo procurar ao sentir dor no quadril irradiando para a virilha?

O ortopedista é o profissional capaz de investigar as causas do problema e propor o tratamento adequado. Na medida do possível, agende sua avaliação com um ortopedista especializado em quadril.

Vale ressaltar que sentir dor no quadril de forma persistente não é normal. Então, se identificar esse sintoma, procure ajuda médica imediatamente.

Alguns sintomas associados com a dor no quadril preocupam por poderem representar distúrbios graves. Se você sentir alguns deles, deve comparecer imediatamente para uma avaliação médica. São eles:

  • Incapacidade de pisar no chão
  • Dor mesmo com o repouso e com o uso de medicação
  • Febre
  • Perda de peso associado à dor
  • Dificuldade repentina de movimentar a perna
  • Amortecimento ou formigamento da perna

Os tratamentos são mais eficazes e rápidos quando o problema é identificado logo no início.

Como é o tratamento da dor no quadril que está irradiando para a virilha?

Assim como as causas do problema podem ser diversas, os tratamentos a serem indicados também podem variar.

Após descobrir o que está causando a dor e qual é a sua gravidade, o ortopedista vai indicar a melhor abordagem, que pode incluir um ou mais itens da lista abaixo.

1) Medicamentos

O médico pode receitar anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e ajudar o paciente a retomar sua rotina e passar pelo tratamento de forma mais tranquila. 

Geralmente, a dor no quadril não é totalmente curada apenas com esse passo. 

2) Infiltração no quadril

A técnica de infiltração no quadril consiste na aplicação de uma substância diretamente no local em que se identifica o problema. 

A abordagem desse tratamento será diferente dependendo do paciente e da doença encontrada. Mas, as infiltrações ajudam a bloquear nervos, tratar tendões e o interior da articulação do quadril.

3) Alongamentos e exercícios

Alongar a região entre o quadril e a coluna ajuda a destravar a musculatura, melhorar os movimentos e diminuir a dor. 

Nessa mesma linha, podem ser recomendadas massagens e calor local.

A atividade física leve geralmente é benéfica.

Leia também:
Conheça os 10 principais benefícios da caminhada para o coração

4) Fisioterapia

Fisioterapia para tratar a dor no quadril irradiando para a virilha

Em grande parte dos casos, a fisioterapia é fundamental para a recuperação da dor no quadril irradiando para a virilha. 

Essa abordagem reduz a inflamação, acelera a recuperação e evita qualquer sequela relacionada à postura e alinhamento.

5) Cirurgia

Em casos mais graves, em que o paciente não reagiu bem a outros tratamentos, o ortopedista pode recomendar a cirurgia.

Fica claro que uma simples dor no quadril, que pode começar de forma bem leve, tem potencial para evoluir e prejudicar nossa vida severamente.

Então, jamais ignore qualquer sintoma, e não deixe de procurar um médico. Afinal, nosso corpo foi feito para se movimentar, e, cuidar bem do quadril é uma parte fundamental para que possamos realizar qualquer atividade.

Dr. Rafael Fenato

Dr. Rafael Fenato

CRM 23.460 / RQE 962
Ortopedista

Médico especialista em ortopedia, cirurgia do quadril utilizando técnica minimamente invasiva e medicina do trabalho. Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dedicado a promover qualidade de vida, desenvolve pesquisa relacionada aos distúrbios do quadril e compartilha em seus canais orientações práticas para agregar conhecimento aos demais profissionais e melhorar a saúde das pessoas.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes