Saiba quais alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma

POR CÉSAR BRESSANIM - 6 MINUTOS DE LEITURA

A alimentação equilibrada é primordial para a saúde e bem-estar, o que não é segredo para ninguém.

O que pouca gente se lembra é do quanto isso afeta também a saúde ocular. Mais ainda, no impacto que uma dieta pobre tem sobre condições preexistentes. Por isso, hoje, vamos falar sobre os alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma. 

De modo geral, a nutrição exerce papel fundamental na prevenção de doenças como a catarata, degeneração macular e síndrome do olho seco. Analogamente, afeta na piora de quem tem doenças oculares, inclusive dos fatores de risco. No caso específico do glaucoma, é preciso evitar alimentos que piorem condições, como diabetes. 

Por isso, é tão importante prezar pela alimentação saudável, tanto evitando alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma, como consumindo aqueles que combatem o problema. Mudar o estilo de vida dificulta e impede a progressão e pode até evitar que a doença apareça. 

Antes de tudo, o que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença originada pela lesão no nervo óptico, normalmente provocada pelo aumento da pressão intraocular. Em tempo, o nervo ótico é quem transmite a mensagem ao cérebro do que enxergamos, por isso, o comprometimento gradual da visão.

O acometimento pelo glaucoma vem de condições de predisposição variadas e surgem diferentes tipos. Os mais comuns são: 

  • Traumático 
  • Inflamatório
  • Congênito 
  • Crônico (ângulo aberto)
  • Agudo (ângulo fechado)

Até onde se sabe, o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Leia também:
Quais os principais sintomas do glaucoma e a importância do diagnóstico precoce

Que alimentos fazem mal para quem tem glaucoma?

Ainda que seja necessário desenvolver mais estudos para chegar a uma conclusão definitiva, há algum consenso sobre os alimentos não indicados quando a pessoa tem glaucoma. Mesmo porque há relação entre a patologia e doenças de origem metabólica. 

Neste sentido, é interessante pensarmos nas condições que podem causar o glaucoma, como a diabetes. Se você sabe que tem diabetes e que as duas patologias estão relacionadas, não vai ingerir alimentos que aumentam a glicose, certo? Muito bem!

Então, a princípio, já é indicado evitar o consumo de carboidratos e açúcar. Também é bom reduzir o sal (até para evitar a retenção de líquido), embutidos e gorduras trans da dieta. Ademais, convém reduzir o consumo de álcool e, também, da cafeína. 

Que alimentos contribuem para a saúde dos olhos?

Cenoura é um dos alimentos que fazem bem para os olhos

Como já vimos, a alimentação saudável interfere no bom funcionamento do organismo como um todo. No caso específico do glaucoma, há alimentos que contribuem com o controle e redução do risco da condição. 

As verduras, por exemplo, reduzem em até 20% (ou mais) a probabilidade de desenvolvimento da doença. Vejamos de onde isso vem? 

Sabemos que o glaucoma leva a danos nas fibras do nervo óptico, de forma a criar pontos cegos na visão irreversivelmente. Ademais, há relação direta com o fluxo sanguíneo no nervo, algo que é regulado pelo óxido nítrico presente nas verduras.

O elemento relaxa os músculos e, assim, promove a vasodilatação. E o óxido não está sozinho nessa missão! Outros alimentos são realmente válidos quando falamos de saúde ocular e é deles que vamos falar.

Peixes

O peixe é rico em ômega-3 e ômega-6, gorduras boas de ação anti-inflamatória, principalmente a anchova, atum, salmão e truta. E é justamente a presença deste ácido graxo que previne a chamada Síndrome do Olho Seco. 

Ademais, o alimento possui vitaminas E, D, C, B12, B6 e A. Ou seja, nutrientes que não fazem bem apenas para os olhos, como para todo o organismo. 

Frutas cítricas 

Tanto as frutas cítricas quanto as frutas vermelhas também estão fora da lista de alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma. Elas são ricas em vitamina C, poderoso antioxidante que previne doenças oculares e impede o avanço das preexistentes, como o glaucoma. 

Ovos 

Os ovos são fonte de zeaxantina e luteína, além de zinco, elementos que desempenham papel importante na redução dos riscos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O que isso tem a ver com glaucoma? 

Danos na retina são fatores de risco para o desenvolvimento da condição, logo, os ovos ajudam a combater perda gradativa da visão devido aos danos celulares. 

Folhas verdes

As verduras, principalmente aquelas de tonalidade mais escura, a exemplo do brócolis, couve e espinafre, são ricas em antioxidantes. Deste modo, são aliadas no combate aos radicais livres. Além disso,

  • Reduzem os riscos de degeneração macular graças à presença de zeaxantina e luteína 
  • Diminuem a predisposição para a catarata 
  • Reduzem a fotossensibilidade
  • Aumentam o alcance visual
  • Melhoram o contraste 

Alimentos de cor laranja 

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar que cenoura faz bem para os olhos. E não é empirismo não, hein? Assim como os demais alimentos laranja, o legume possui betacaroteno, antioxidante que fornece vitaminas A e C, que ajudam na saúde da retina. 

5 mitos e verdades sobre alimentação x glaucoma 

Sim, existem alimentos que, de fato, fazem mal para quem tem glaucoma. Mas, a verdade é que também há muita especulação e até um certo empirismo sobre o tema. Em outras palavras, mitos e verdades sobre o que realmente faz mal ou ajuda.

1) Chocolate faz bem para quem tem glaucoma?

Apesar de não haver conclusões científicas, há indícios de que sim, ajuda, graças à presença dos flavonoides. Estou contando que você não vai exagerar na dose e correr o risco de ter outros problemas relacionados ao consumo excessivo de chocolates. Ao contrário, vai se presentear com uma pequena dose e saborear todos os seus benefícios.

2) Quem tem glaucoma não pode tomar cerveja? 

Não serei eu a cortar a sua cervejinha gelada para aliviar o calor, mas, como falamos acima, o ideal é prevenir o consumo de álcool. Aliás, “beber com moderação” é indicado em todas as esferas da vida, não é mesmo?

3) Quem tem glaucoma não pode tomar café?

Embora a cafeína aparentemente influencie a pressão intraocular, tal efeito é mínimo, é mito de que quem tem glaucoma não pode tomar café, mas sim limitar o consumo diário.

4) Chá ajuda pessoas com glaucoma?

Sim, tomar uma xícara de chá quente, todos os dias, está associado à redução dos riscos de desenvolver o glaucoma. Se você gosta de tomar cafézinho também, prefira chás que não tenham cafeína, assim você mantém o equilíbrio.

5) Carne de porco é um dos alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma?

Mito, pois não há nenhum indício científico que associe a carne de porco à piora do glaucoma. Consumir ou não carne de porco, vai depender de outros aspectos relacionados a dieta que você deseja seguir.

Alimentação equilibrada como aliada de quem tem glaucoma

Embora eu não seja especialista em alimentação e sim em boa visão, há alimentos que fazem mal para quem tem glaucoma, principalmente aqueles relacionados a fatores de risco.

Por outro lado, uma dieta balanceada não só evita a progressão da doença, como reduz as chances de desenvolvê-la.

E, sejamos sinceros, alimentação saudável faz bem para o organismo como um todo, não é mesmo?

Dr. César Bressanim

Dr. César Bressanim

CRM 12295 / RQE 7398
Oftalmologia

Especialista em Oftalmologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Glaucoma, Segmento Anterior e Catarata. Fellow em Glaucoma pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa e Catarata. Membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma. Professor de Oftalmologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Em atendimento na Oftalmoclínica Cascavel.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes