8 dicas de como parar de roncar e melhorar a qualidade de vida

POR LOUISE OLEINIK - 6 MINUTOS DE LEITURA

O ronco é uma constante na vida de muitas pessoas, podendo ser mais intenso ou mais moderado, a depender do indivíduo em questão.

Nesse sentido, a maioria daqueles que roncam ao dormir simplesmente ignoram esse sinal e se acostumam com a situação.

Entretanto, eu vou te mostrar nesse artigo que o ronco é um problema que deve ser investigado e tratado, pois pode indicar problemas sérios de saúde.

Mas, além disso, irei explicar mais profundamente o que é o ronco, quais são as suas causas e mostrar a você 8 dicas de como parar de roncar. Não deixe de ler!

O que é o ronco?

O ronco é um ruído característico que acontece quando as correntes de ar encontram dificuldades para passar nas vias aéreas e chegar até os pulmões.

Essas dificuldades são caracterizadas principalmente pelo estreitamento e/ou relaxamento nas vias aéreas superiores, em especial na região da garganta.

Geralmente, o que ocorre é uma vibração da língua, do palato ou da epiglote no momento em que o ar passa, gerando o barulho conhecido.

Quais são as causas do ronco?

O ronco pode ter diversas causas. As principais são:

  • Amígdalas aumentadas
  • Consumo excessivo de álcool e cigarro
  • Doenças inflamatórias que causam obstrução nasal, como rinite e sinusite
  • Excesso de tecido flácido na orofaringe
  • Obesidade e sobrepeso
  • O uso de alguns medicamentos que afetam o sistema nervoso

Além dos fatores citados, alguns hábitos, como dormir com a barriga para cima ou comer muito antes de dormir, também podem favorecer o ronco.

Alguns outros traços físicos como o desvio de septo nasal e ter um queixo retraído, também podem fazer a pessoa roncar. Isso porque nas duas situações o indivíduo pode ser obrigado a respirar pela boca, o que inevitavelmente vai provocar algum tipo de ruído.

Apneia do sono: o principal motivo de alarme

A apneia do sono é um distúrbio do sono que provoca breves interrupções na respiração durante o repouso do corpo.

Essas interrupções, por sua vez, provocam, entre outras coisas, “engasgos” e um ronco mais alto e duradouro que o “normal”.

Como já era de se esperar, a apneia do sono pode trazer consequências graves à saúde das pessoas acometidas.

Portanto, pacientes que não têm histórico de hábitos como os que eu citei no tópico anterior mas mesmo assim roncam enquanto dormem e apresentam sinais de apneia, devem procurar um médico o quanto antes.

O ronco pode gerar consequências?

Não, o ronco em si não é capaz de gerar consequências graves. Entretanto, a apneia do sono, que tem o ronco como um dos seus sintomas, pode sim provocar grandes problemas.

Segundo alguns estudos publicados recentemente, esse distúrbio do sono tem ligação com diversas doenças cardiovasculares.

Esses levantamentos apontam que a repetição prolongada dos movimentos da apneia pode diminuir a entrada de oxigênio, causando o aumento gradual na pressão sanguínea e intracraniana, favorecendo a instalação de doenças crônicas, como a hipertensão.

Além disso, pode haver o aumento do risco de acontecer males súbitos, como AVC e infarto, e de doenças relacionadas.

Portanto, se você ronca ou conhece um roncador, fique atento. Afinal, isso pode indicar apneia do sono!

Confira 8 dicas para parar de roncar

Agora que você conhece tudo o que precisa saber sobre o ronco, chegou a hora de entender como parar de roncar. Confira essas 8 dicas!

1) Eleve a cabeceira da sua cama

A primeira e mais simples dica que eu tenho para você, que quer saber como parar de roncar, é elevar a cabeceira da sua cama.

Utilize travesseiros, tecidos ou qualquer outro material para elevar a altura do local onde você recosta a cabeça para dormir.

Isso fará com que o seu crânio fique levemente elevado, melhorando a passagem de ar até os pulmões, evitando assim o ronco.

2) Não durma de barriga pra cima

Se você ronca, não durma com a barriga pra cima, ou de costas. Essa posição faz com que a língua se mantenha à frente da entrada da garganta, dificultando a passagem de ar.

Em vez disso, durma de lado, pois assim as suas vias aéreas ficarão desobstruídas e o ar passará mais livremente.

3) Faça o uso de sprays nasais

Alguns sprays nasais têm a capacidade de melhorar a respiração, podendo ser aliados de quem quer saber como parar de roncar.

Além disso, por terem líquido em sua composição, esses produtos também lubrificam as mucosas das vias aéreas, o que é um outro trunfo contra o vibrato que causa o ronco.

4) Se puder, evite tomar remédios antes de dormir

Evite tomar remédios antes de dormir

Alguns remédios de uso controlado, como diazepam e alprazolam, por exemplo, causam um relaxamento excessivo da musculatura da cabeça e do pescoço, favorecendo o ronco.

Assim, se você puder e estiver em conformidade com a orientação médica, suspenda o uso desses medicamentos para evitar roncar.

5) Mude alguns hábitos

Mudar alguns hábitos é indispensável na luta para eliminar o ronco. Alguns deles são:

  • Parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas
  • Buscar formas de reduzir o peso
  • Se alimentar melhor
  • Praticar atividades físicas, como a caminhada
  • Adotar um estilo de vida mais tranquilo
  • Buscar ter um sono de qualidade

Não se esqueça de seguir também as recomendações médicas, quando houver.

6) Use dispositivos para reduzir o ronco

Em alguns casos, depois de passarem por uma investigação médica, roncadores são aconselhados a usarem dispositivos que ajudam a eliminar o ronco.

Esses dispositivos são basicamente versões de respiradores que melhoram a passagem do ar pelas vias aéreas, como é o caso do CPAP.

Entretanto, devo reforçar que o uso desses equipamentos só deve ser feito com indicação profissional.

👉🏻 Clique aqui e converse com um especialista sobre aparelhos para apneia do sono.

7) Procure um médico para investigar as causas do ronco

A sétima e talvez mais importante dica para quem quer saber como parar de roncar é procurar um especialista que investigue as causas do ronco.

Afinal, como eu citei antes, essa condição pode ter várias fontes distintas. E, claro, se automedicar é um erro que pode prejudicar ainda mais sua saúde e dificultar o diagnóstico.

Por isso, procure um fonoaudiólogo ou um fisioterapeuta especializado na área para iniciar uma investigação sobre o seu caso.

8) Inicie os tratamentos e siga-os corretamente

Depois que um diagnóstico for feito, o especialista responsável irá recomendar alguns tratamentos para sanar a causa do seu ronco. Siga-os atentamente!

Afinal, nenhum tratamento para o ronco pode ser realmente eficaz sem a colaboração do paciente.

Tem como prevenir o ronco?

Como prevenir o ronco

Sim, é possível prevenir o ronco, mas é bastante relativo. Isso porque algumas causas do ronco são adquiridas por hábitos, enquanto outras são patológicas.

Com isso, para fazer uma prevenção correta você deve tomar providências para afastar o que é evitável, como obesidade, uso de alguns medicamentos e consumo excessivo de álcool, por exemplo.

No entanto, se mesmo assim o ronco persistir, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Dra. Louise Oleinik

Dra. Louise Oleinik

Crefito 8/74354
Fisioterapeuta cardiorrespiratória

Fisioterapeuta há 18 anos, atua hoje na área do sono, cardiorrespiratória e fisioterapia hospitalar, fazendo parte do corpo clínico do Hospital Policlínica Cascavel. Em 2021 fundou a Clínica FisioVita, especializada em reabilitação facial e vestibular, terapia manual, respiratória, neurológica, ortopedia, pilates, pélvica e RPG. Em 2016 fundou a Vittae, empresa que atua na na locação e vendas de equipamentos para Síndrome da Apneia do Sono (CPAP), BiPAP e Oxigenoterapia.

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes