6 principais tipos de transtornos mentais e comportamentais

POR #PARTIUSAÚDE - 6 MINUTOS DE LEITURA

Transtornos mentais e comportamentais são alterações que afetam, como a sua designação já diz, a mente e o comportamento de determinados indivíduos.

Existem cerca de 300 tipos de transtornos catalogados, e eles têm intensidade, causas e sintomas que diferem entre si.

De toda forma, é necessário dizer de antemão, que qualquer um dos tipos de transtornos mentais e comportamentais possui cura e não deve ser visto com preconceito.

A ciência tem se debruçado sobre o tema e descoberto cada vez mais formas de devolver a plena saúde a indivíduos acometidos.

Conheça melhor os principais tipos de transtornos mentais e comportamentais, entenda as suas causas e os possíveis tratamentos. 

Quais são as causas?

Segundo os especialistas, as causas do aparecimento de um transtorno mental ou comportamental em uma pessoa podem ser múltiplas.

Geralmente as causas dessas condições vêm de quatro tipos de fatores específicos:

  • Ambientais: são ligados a situações de risco sofridas pela pessoa acometida, como ameaças de abusos por parte de pessoas próximas, ou a violência do local onde vive.
  • Biológicos: relacionados a problemas no sistema nervoso central da pessoa.
  • Genéticos: acometem pessoas que têm histórico de transtornos mentais na família.
  • Psicossociais: comuns em indivíduos que vivem ou viveram uma vida estressante em casa, na escola, no trabalho e etc. Bons exemplos são os tipos de transtornos mentais e comportamentais que acometem soldados que voltaram da guerra.

É de responsabilidade do psicólogo ou psiquiatra que atende o indivíduo, fazer exames no intuito de definir os fatores que levaram ao aparecimento do transtorno observado.

Que tipos de sintomas aparecem?

Os sintomas apresentados por indivíduos acometidos por esses distúrbios costumam se basear em instabilidades tanto na cognição e outros aspectos mentais, quanto no comportamento do indivíduo acometido.

Apesar de existirem muitos tipos de transtornos mentais e comportamentais, boa parte deles apresentam sintomas psicológicos e físicos parecidos. 

Os principais sintomas com raízes psicológicas são:

  • Apatia e reclusão
  • Mudanças de humor repentinas e radicais
  • Mudança de hábitos e comportamentos
  • Dificuldades para se expressar e conviver com outras pessoas
  • Falta de cuidado com a aparência e a saúde
  • Sinais de dificuldade para raciocinar

Já os sintomas físicos que podem aparecer são:

  • Taquicardia (coração acelerado)
  • Dor no peito e nas costas
  • Falta de ar
  • Boca seca
  • Sudorese (excesso de suor)
  • Mão e pés gelados e suados
  • Insônia

Observar os sintomas é o primeiro passo, seguido de exames e acompanhamento médico que irá definir a causa dos sinais.

6 tipos de transtornos mentais e comportamentais mais comuns

Existem 6 tipos de transtornos mentais e comportamentais que possuem uma maior prevalência no mundo.

Saiba mais sobre cada um e entenda as formas de tratamento para cada caso.

Ansiedade

Ansiedade é um dos principais tipos de transtorno mental

A ansiedade, ou os transtornos de ansiedade, são um dos principais tipos de distúrbios mentais que podem acometer uma pessoa.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), durante a pandemia de Covid-19 os casos de ansiedade e depressão, que é outro grave transtorno, cresceram cerca de 25%.

No escopo dos transtornos depressivos estão a síndrome do pânico, as fobias e outros tipos. Todos eles são caracterizados por altos níveis de tensão e desconforto que geram estresse, palpitações, sudorese, insônia, falta de ar e alguns outros sintomas.

Os tratamentos para a ansiedade incluem psicoterapia e medicamentos, como os ansiolíticos. O psiquiatra ou psicólogo responsável deve acompanhar o indivíduo em todo o seu processo de tratamento.

Estresse pós-traumático

O chamado estresse pós-traumático nada mais é que uma ansiedade generalizada que aparece após a pessoa passar por um momento de muito estresse, terror ou pânico, como um assalto ou um sequestro, por exemplo.

Nestes casos, o tratamento mais indicado é a psicoterapia que ajudará a pessoa a liberar as memórias do acontecimento ruim

Em casos mais extremos, como o de mulheres que foram estupradas, um psiquiatra pode ser consultado para que haja a prescrição de ansiolíticos ou antidepressivos.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um grave transtorno psicótico que acomete principalmente jovens e adolescentes.

Os sintomas mais comuns desse transtorno mental é o acontecimento de delírios, alucinações e mudanças súbitas de comportamento que chegam a assustar familiares e amigos dos indivíduos acometidos.

Nesses casos, um psiquiatra deve ser consultado e deve prescrever antipsicóticos e outros tipos de terapias. É importante que a família do esquizofrênico siga o tratamento à risca para que ele tenha eficácia.

Transtornos depressivos

A depressão é, junto com a ansiedade, um dos tipos de transtornos mentais e comportamentais mais acontece em todo o mundo.

Esse distúrbio se divide em vários tipos, mas é facilmente identificado por provocar humor depressivo que dura mais de 2 semanas, apatia extrema, perda de peso, excesso de sono ou insônia e outros sintomas.

Para tratar a depressão a pessoa deve consultar com um psiquiatra que vai avaliar o tipo de transtorno depressivo presente e indicar o melhor tratamento.

Transtornos alimentares

Os transtornos alimentares possuem sintomas majoritariamente comportamentais, mas possuem raízes na mente das pessoas acometidas.

Dois dos principais distúrbios desse tipo, que são a anorexia e a bulimia, surgem de quadros de ansiedade e depressão relacionados à aparência física.

A pessoa geralmente vê a si mesma como sendo muito magra ou muito gorda, o que a leva a comer excessivamente ou não comer o suficiente.

Para tratar um transtorno alimentar, a pessoa acometida deve procurar ajuda de um psicólogo, um psiquiatra e um nutricionista.

O acompanhamento multidisciplinar irá tratar as raízes do problema e os seus efeitos no corpo do indivíduo.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

O TOC é um transtorno relativamente comum que leva a pessoa a desenvolver manias.

Alguns dos distúrbios que essas pessoas desenvolvem são mania de limpeza, necessidade de acumular objetos e obsessão por algumas práticas, como lavar as mãos, por exemplo.

O tratamento adequado para o transtorno obsessivo-compulsivo é receitado por um psiquiatra e geralmente consiste no uso de medicamentos antidepressivos e a prática de terapia cognitivo-comportamental.

Outros tipos de transtornos mentais e comportamentais

Veja na lista abaixo alguns outros tipos de transtornos mentais e comportamentais que também podem ser observados com maior frequência:

  • Transtornos de personalidade, como o de bipolaridade e o de borderline
  • Transtornos neurocognitivos
  • Transtornos parafílicos
  • Transtorno de sono-vigília
  • Somatização

A ajuda é bem-vinda, o preconceito não!

Médico apoiando uma pessoa com transtornos mentais
Tudo o que um portador de transtorno mental ou comportamental precisa, é de ajuda e apoio.

Como repeti e demonstrei ao longo do texto, absolutamente todos os tipos de transtornos mentais e comportamentais possuem tratamentos disponíveis.

Porém, mesmo assim ainda existe preconceito contra pessoas acometidas por essas disfunções, e é necessário rechaçar esse tipo de comportamento. 

Afinal, os transtornos mentais e comportamentais são doenças como a hipertensão e a diabetes, por exemplo, que apenas precisam de tratamento e acompanhamento.

Para reforçar o auxílio a familiares e amigos de pessoas que possuem esses transtornos, existem associações como a ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos).

Essas pessoas precisam de uma mão amiga e não de um olhar de desprezo!

Outros conteúdos interessantes