5 livros sobre autismo que vão te ajudar a entender mais sobre esse assunto

POR #PARTIUSAÚDE - 4 MINUTOS DE LEITURA

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição do desenvolvimento neurológico que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Por afetar tanta gente e ser cada vez mais diagnosticado, é um assunto que tem ganhado muita notoriedade nos últimos anos.

Mas, apesar da  popularidade do tema, ainda há bastante preconceito: muitos acreditam, por exemplo, que o autismo é uma doença. O que não é verdade, já que o transtorno é apenas um modo diferente de se expressar e estar no mundo.

Por isso, se informar mais sobre o autismo, através dos principais meios de comunicação, assim como os livros e filmes, é fundamental para combater o preconceito e promover a inclusão social dos autistas desde a infância.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 livros que você precisa ler para se aprofundar mais sobre o autismo.

São livros indicados por autistas para pessoas neurotípicas (que não são autistas) que desejam se informar mais sobre o tema e, com isso, buscar construir uma sociedade mais respeitosa e acolhedora para todos.

1) O cérebro autista: Pensando através do espectro

Neste livro, a autora Temple Grandim apresenta evidências científicas sobre o transtorno, ao mesmo tempo em que narra as suas experiências como autista, de forma leve e descontraída. 

Ao longo dos capítulos, ela mostra a diferença entre o cérebro de um neurodivergente (autista) e o de um neurotípico (não autista), dá dicas de como facilitar a vida de um autista, além de elencar as potencialidades que todo neurodivergente carrega e que a sociedade insiste em ignorar.

2) O reizinho autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis

O livro, escrito pelo Dr. Gustavo Teixeira e pela Dra. Mayra Gaiato, ambos especialistas em saúde mental infantil e no Transtorno do Espectro Autista, traz um guia completo para ajudar os pais, familiares, cuidadores e escola a lidarem com as crises e comportamentos difíceis das crianças autistas.

Entre os livros sobre o autismo, indicados nesta lista, este traz ainda um diferencial: além de uma abordagem mais técnica sobre o tema, os autores dão exemplos de problemas práticos de comportamento e explicam como os responsáveis podem solucioná-los no dia a dia.

3) Autismo: Compreender e agir em família

Escrito por Geraldine Dawson, Sally Rogers e Laurie Vismara, criadores do Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), o livro traz um guia com estratégias práticas e acessíveis para estimular a capacidade de aprendizagem.

Assim, através da brincadeira, os autores defendem que é possível desenvolver a linguagem e habilidades dos autistas. Eles apresentam histórias reais de sucesso no desenvolvimento de bebês e crianças autistas para comprovarem sua tese.

4) Guia Prático para Autistas Adultos: Como não surtar em situações do cotidiano

Escrito pela brasileira Daniela Sales, este livro narra a história dos seus 42 anos de existência. Ao longo da narrativa, a autora conta a sua experiência como autista e os vazios que precisou enfrentar todas as vezes que se sentiu diferente do resto do mundo.

Com o objetivo de se aproximar dos leitores e ajudar as pessoas do espectro autista a lidarem melhor com as situações do cotidiano, Daniela expõe no livro os seus medos e angústias cotidianas para então construir um guia prático com dicas imperdíveis para autistas adultos.

5) A diferença invisível

Da lista dos cinco livros sobre autismo, este é o que se diferencia pelo formato. Produzido no formato de história em quadrinhos, ele foi desenhado pela Mademoiselle Caroline e escrito por Julie Dachez. Nos quadrinhos, a escritora narra a sua autobiografia: uma garota de 27 anos que trabalha numa grande empresa, mora com o namorado, não gosta de mudanças e se sente deslocada do mundo.

Julia, ressalta ao longo do texto os seus incômodos com os ruídos, luzes, falatório incessante dos colegas e a sua dificuldade de socializar. Cansada dessa situação, sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente.

Gostou deste conteúdo?

Então continue conosco e confira outros assuntos relevantes e de qualidade sobre saúde e bem-estar!

Outros conteúdos interessantes