A importância da saúde espiritual para uma boa saúde do coração

POR #PARTIUSAÚDE - 5 MINUTOS DE LEITURA

A importância da saúde espiritual têm sido tema de inúmeros estudos e pesquisas, pois com a corrida desenfreada para dar conta da rotina, seja da vida profissional ou pessoal, a busca por saúde espiritual tem crescido nos últimos tempos.

Além disso, antes da pandemia, as doenças cardiovasculares representavam a maior causa de morte no mundo. Então, foram realizados estudos recentes e na última década descobriu-se que a espiritualidade está ligada diretamente com uma melhor saúde cardiovascular

Consequentemente, foi constatado que a saúde espiritual do ser humano está ligada a uma boa qualidade de vida. Por isso, entenderemos melhor a saúde espiritual e como ela pode influenciar a nossa vida, em diversos momentos e situações.

O que é saúde espiritual e como ela pode influenciar em nossas vidas?

De acordo com Puchalski (2009), a saúde espiritual tem sua definição pautada em crenças, práticas ou valores, no qual representa um elo formado entre o indivíduo com família, trabalho, animais, natureza ou qualquer coisa ligada à fé, busca por valores, sentimentos ou crenças.

Sendo assim, pesquisas e profissionais da saúde confirmam a importância da saúde espiritual para uma boa qualidade de vida. Em resumo, esses estudos não só afirmam que a espiritualidade pode influenciar na saúde das pessoas, mas que podem, inclusive, reduzir a prevalência de doenças do coração

É o que também afirma Arthur Fernandes, médico da família e membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e sua colega de profissão, Maria do Rosário Von Flach, cardiologista  e coordenadora do Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular (Gemca), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Segundo o médico, a espiritualidade possui ligação com a manutenção da saúde física e psíquica, pois estudos realizados recentemente, comprovam que a saúde espiritual gera benefícios no campo emocional, como redução de estresse, sintomas de ansiedade e depressão.

Ademais, segundo o mesmo, a importância da saúde espiritual está relacionada ao aumento da resiliência, ou seja, a capacidade de superar as adversidades do dia-a-dia. Além disso, o médico afirma que a espiritualidade tem sido relacionada à redução de pensamentos negativos, uso de substâncias e até tentativas de suicídios. 

A importância da saúde espiritual para a boa saúde do coração

Por outro lado, em relação à importância da saúde espiritual para o coração, a cardiologista afirma que estudos recentes têm afirmado que existe um forte elo entre a espiritualidade e a boa saúde do coração. 

Segundo a médica, a boa saúde espiritual impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas: as atitudes de cuidar do corpo e mente, como meditar, praticar exercício físico e parar de fumar, auxiliam na redução dos níveis de colesterol e glicemia.

Vale ressaltar que altos níveis de colesterol e glicemia estão envolvidos com o aumento do risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Por outro lado, sentimentos de positividade, também ajudam na redução dos hormônios ligados à dor, como o cortisol. Por conseguinte, ter pensamentos positivos, aumentam os hormônios ligados a sensações de bem-estar, como a serotonina. 

Saúde espiritual e espiritualidade, são iguais ou distintas?

Como já mencionado, a saúde espiritual pode ser definida como a busca humana por um estilo de vida, através de valores, crenças, fé, religião, etc. Todavia, o conceito de espiritualidade é algo também subjetivo, mas é diferente de saúde espiritual. 

A espiritualidade tem seu conceito pautado nas atitudes que potencializam a saúde espiritual. Podemos citar algumas atitudes, como por exemplo, as práticas de meditar, orar, ter pensamentos positivos, ser resiliente e cuidar do corpo e mente.  

A saúde espiritual é a mesma coisa que religião ? 

A saúde espiritual é a mesma coisa que religião?

Importante deixar claro que a espiritualidade é diferente da religião.

Uma pessoa religiosa é necessariamente uma pessoa espiritualizada, mas uma pessoa espiritualizada, não é necessariamente religiosa. Portanto, elas não estão, necessariamente, ligadas. Contudo, a religião pode ser um dos meios para atingir a espiritualidade, mas não o seu objetivo final.

Portanto, os profissionais da saúde também concordam que a importância da saúde espiritual não tem a ver apenas com religião, crença ou fé, mas também com os valores que o indivíduo tem sobre a vida. Aliás, a SBC recomenda que os médicos do país incluam a temática de espiritualidade em suas consultas de rotina.

Esta recomendação foi criada a partir da criação da I Diretriz de Espiritualidade em Saúde. O documento elaborado pela SBC, aconselha que os profissionais abordem a importância da saúde espiritual em suas consultas.

A importância da saúde espiritual: a espiritualidade aumenta a qualidade de vida?

A saúde espiritual e a qualidade de vida

Estudos demonstraram que a espiritualidade aumenta a expectativa de vida em até 7 anos.

Isso quer dizer que pessoas que realizam práticas de saúde espiritual vivem mais do que as que não são espiritualizadas. Além disso, outras pesquisas evidenciam que a saúde espiritual reduz o estresse oxidativo das células, e por consequência, podem reduzir o aparecimento de neoplasias e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer. 

Portanto, pôde-se observar, a partir de vários argumentos aqui apresentados, que a saúde espiritual está inteiramente relacionada com uma boa qualidade de vida. Aliás, já está comprovado tanto na ciência, quanto na vida em sociedade, a importância da saúde espiritual na construção da boa saúde física e mental de indivíduos e coletividades.

Aprenda mais

Compartilhe esse conteúdo com quem está precisando!

Outros conteúdos interessantes